fbpx

Dicas para conseguir um investidor para o seu negócio

Antes de sair em busca de um investidor para o seu negócio, prepare-se com antecedência para apresentar sua ideia e alcançar seu objetivo.

 

Afinal, é muito comum que ideias maravilhosas surjam, mas na falta de capital para colocá-las em prática, muitos empreendedores acabam desistindo dos seus planos.

 

Para que isso não aconteça, listamos neste post algumas dicas valiosas para que consiga um bom investidor para o seu negócio.

 

Confira!

 

Investidor para o seu negócio: Conheça os diferentes tipos e escolha o melhor para você

 

Certamente, você já está ansioso pelas dicas de como conseguir um investidor para o seu negócio, mas é preciso antes conhecer quais os tipos que existem.

Dessa forma, é possível identificar qual tipo se adequa melhor às necessidades do seu empreendimento.

 

FFs: A sigla em inglês para definir “amigos, família e bobos”, embora não seja possível levantar muito capital desse perfil, é uma boa estratégia para iniciar seu negócio.  

 

Investidor Anjo: Usualmente representado por um empresário de sucesso, que deseja investir em empreendedores e negócios inovadores, mesmo que em fase inicial;

 

Venture Capital: Um fundo de Venture Capital busca empresas com alto potencial de crescimento e escalabilidade. 

 

Os valores variam muito, com os aportes iniciais começando em média nos 150 mil e podendo chegar às dezenas de milhões. 

 

Além do investimento financeiro, os VC’s também podem ajudar na gestão e no networking.  

Em adição aos tipos citados acima, existem ainda as seguintes maneiras de conseguir investimento para o seu negócio:

 

  • Private Equity;
  • Incubadoras;
  • Aceleradoras;
  • Crowdfunding.

 

Então, para começar hoje mesmo a colocar a mão na massa para a realização de ter o seu próprio empreendimento capitalizado, confira algumas dicas:

 

1 Estruturar o seu plano de negócios

 

No plano de negócios serão inseridos todos os dados acerca da sua futura empresa, tendo em vista o caminho que deverá ser seguido para que seu empreendimento cresça e alcance destaque em seu segmento.

 

As informações mais relevantes para este documento e que serão decisivas para a decisão do investidor para o seu negócio são:

 

  • Sumário executivo;
  • Contexto do mercado externo;
  • Detalhamento das atividades a serem desenvolvidas;
  • Planejamento financeiro;
  • Plano de marketing;
  • Projeção financeira.

2 Apresentar suas qualificações

 

Um dos primeiros pontos que o investidor para o seu negócio irá levantar é a respeito de como você fará para alcançar os resultados esperados.

 

Por isso, é importante ressaltar sua qualificação e demais experiências que garantirão aos seus investidores que a decisão a ser tomada é a mais assertiva.

 

Como ninguém trabalha sozinho, apresente também a formação exigida dos profissionais que serão contratados para te ajudar no desenvolvimento da empresa.

 

3 Participe de eventos da sua área

 

Depois de tudo pronto, o plano de negócio, o mais importante será demonstrar seu preparo na apresentação do seu projeto para o investidor para o seu negócio.

 

É preciso passar a frequentar eventos do seu segmento para fazer o famoso networking, aumentando suas chances de encontrar profissionais interessados na sua ideia.

 

Conclusão

 

Definitivamente, se você tem uma ideia e acredita nela, vá em frente. Mesmo que não seja possível executar o projeto sozinho, devido à falta de capital financeiro.

 

Com o apoio de um investidor para o seu negócio, concretizar o seu sonho vai tornar-se uma tarefa bem mais fácil.

No entanto, se você ainda não está preparado para negociar o investimento do seu projeto, solicite a consultoria da Ganiko, que por meio de seus profissionais especializados, te ajudará em todo esse processo.

Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.