fbpx

Blog

3 Dicas de gestão financeira para empresas prestadoras de serviços

Por possuírem uma dinâmica diferente, já que não há a venda de produtos, a gestão financeira para empresas prestadoras de serviços deve ser diferenciada.   Essa medida é de fundamental importância para que seja possível obter lucros com a empresa, caso contrário o que vai acontecer é ficar no zero a zero.   Portanto, se […]

3 Dicas de gestão financeira para escritórios de advocacia

Certamente uma das grandes dificuldades dos advogados é fazer a gestão financeira para escritórios de advocacia.   Além do conhecimento técnico sobre gestão financeira que o advogado na maioria das vezes não possui.   O tempo desse profissional para a realização desse tipo de tarefa é escasso, já que suas obrigações diárias são bastante desgastantes. […]

Dicas para conseguir um investidor para o seu negócio

Antes de sair em busca de um investidor para o seu negócio, prepare-se com antecedência para apresentar sua ideia e alcançar seu objetivo.   Afinal, é muito comum que ideias maravilhosas surjam, mas na falta de capital para colocá-las em prática, muitos empreendedores acabam desistindo dos seus planos.   Para que isso não aconteça, listamos […]

O que sua empresa ganha com o BPO Financeiro?

O BPO Financeiro nada mais é que a terceirização do departamento financeiro de sua empresa, que contará com os melhores profissionais para deixar sua empresa com as finanças em dia.

Como deve funcionar a gestão financeira empresarial?

Dentre as funções administrativas de uma organização, com certeza, a gestão financeira é considerada uma das mais importantes. Já que é a responsável por garantir a rentabilidade do empreendimento, bem como a obtenção de lucros suficientes para manter uma empresa de pé.

6 Motivos para terceirizar a gestão financeira do seu negócio

Embora os motivos para se terceirizar a gestão financeira de uma empresa sejam muito mais significativos, alguns empreendedores ainda hesitam em tomar essa decisão. Isso acontece principalmente por medo de investir em um processo até então desconhecido por uma parcela dos gestores, em especial dos pequenos empreendimentos, bem como a falta de recursos financeiros.

4 dicas de gestão estratégicas para pequenas empresas

Confira as 4 dicas de gestão estratégicas para pequenas empresas. O principal objetivo da gestão estratégica é reunir ações em prol do aumento da produtividade de um negócio. Para as pequenas empresas, implementar esse tipo de cultura organizacional é fundamental para o sucesso do seu empreendimento.

Como o BPO Financeiro pode ajudar minha empresa?

O BPO Financeiro é um grande auxílio para as empresas, visto que possui a competência necessária para administrar de forma eficiente as finanças de um empreendimento. Principalmente para as pequenas empresas, essa ferramenta presta uma grande ajuda, já que em sua grande maioria, não possui condições suficientes de investir em um setor administrativo financeiro.

Check List para quem vai abrir um negócio

Certamente, a vontade de empreender já é um bom caminho para abrir um negócio,  mas para que o sonho possa ser colocado em prática, há inúmeras providências a serem tomadas.

Como fazer a gestão adequada dos fornecedores?

Para que uma empresa funcione bem, toda a operação precisa estar alinhada a um gerenciamento adequado de todas as áreas envolvidas.

O que são finanças corporativas?

As finanças corporativas são um assunto muito importante para qualquer negócio.

Indicadores financeiros para tomada de decisão

Tomar decisões em uma empresa é extremamente complicado, já que um erro pode significar deixar a empresa sem recursos para operar.

Quais os principais indicadores financeiros de uma empresa?

Para tomar as decisões para seu negócio, criar estratégias e definir planos de ação o empreendedor precisa entender a sua situação econômica e analisar corretamente seus recursos através de indicadores financeiros.

O que não pode faltar no processo financeiro do seu negócio?

A gestão financeira pode ser considerada como a soma de todos os procedimentos e ações relacionadas a planejamento, controle de atividades e análises da situação econômica da empresa e fazer a gestão das finanças é essencial para o sucesso do seu negócio, mas também é um grande desafio.

Como as empresas podem lidar com a inflação?

A inflação é um fenômeno monetário, isto é, diretamente ligado à moeda e às políticas monetárias de uma economia.

PEC e a economia na pandemia

Consequência deste cenário incerto causado pelo COVID-19, o desemprego já aumentou em todas as regiões do país neste primeiro semestre, devendo alcançar níveis, infelizmente, ainda maiores até o fim do período mais agudo da crise.

Gastos do governo com o auxílio durante a pandemia e o impacto a longo prazo

A crise causada pela pandemia do novo coronavírus está levando à perda de emprego e ao fechamento de empresas.

A atuação online das PME’s durante a crise

Em momentos como esse, é necessário agir com cautela e estruturar planos para saber quais frentes priorizar e como agir.

Como fica o cenário mundial durante a pandemia?

O comércio internacional foi fortemente abalado pela pandemia do novo coronavírus. Com as economias pelo mundo desaquecidas e restrições de transporte entre países, crescem os obstáculos para que empresas de diferentes lugares comprem e vendam bens entre si.

Podemos esperar um colapso na economia?

O aparecimento do coronavírus pegou todos de surpresa e instalou um cenário de instabilidade e medo, nele os governos têm tentando evitar um colapso na economia propondo medidas de contenção.

Há oportunidades na crise?

A crise causada pela pandemia trouxe muitas dificuldades e mudanças, mas também oportunidades para o empreendedor definir uma nova estratégia para seu negócio, consolidar ou repensar o seu propósito, inovar em diferentes áreas para criar uma nova receita de sucesso, ganhar fatias do mercado, se posicionar à frente da concorrência quando o mercado voltar a […]

O que esperar da economia pós pandemia

A atual pandemia do novo coronavírus trouxe a necessidade de reeducar hábitos cotidianos e modificá-los temporariamente. A melhor forma de evitar o contágio é o isolamento social. Porém, essa é uma medida que afeta a economia local e global.

Qual a melhor saída para PME’s durante a crise?

Com a atual situação econômica e política provocada pela pandemia do coronavírus, muitos empresários e empreendedores começam a se questionar sobre como manter seus negócios ativos sem prejudicar seus resultados em curto e longo prazos.

Como fazer reserva de emergência em tempos de crise?

A incerteza sobre a volta da economia e do vai acontecer daqui para frente é motivo de grande preocupação. Além do cuidado com a saúde física e mental, cuidar da saúde financeira de sua empresa é de extrema importância para que os próximos meses sejam tranquilos.

10 Coisas que sua empresa pode fazer durante a quarentena

Diante do cenário que estamos vivendo é natural a preocupação com as finanças além de, é claro, manter o foco na saúde.

COVID-19 X Crescimentos das PMEs

A pandemia de coronavírus e as medidas de isolamento causaram muitos problemas para a economia global, mas principalmente para pequenas e médias empresas que se viram em uma situação completamente nova e inesperada e têm a difícil tarefa de sobreviver durante esse período.

Quanto custa terceirizar o financeiro da minha empresa?

Uma das principais responsabilidades de um negócio é ter uma gestão financeira eficiente.

Por que não se deve misturar patrimônio pessoal e empresarial?

Misturar patrimônio pessoal com empresarial é muito comum em pequenas e médias empresas, mas esse comportamento pode ser fatal para um negócio.

Como um bom planejamento financeiro pode ajudar sua empresa a crescer

Um grande desafio na gestão de uma empresa é o planejamento financeiro, porque geralmente, as empresas não realizam o planejamento adequado dos recursos e não se preparam para enfrentar momentos de aperto financeiro.

Vantagens da consultoria financeira para pequenas e médias empresas

Engana-se quem pensa que consultoria financeira é apenas para grandes empresas, em pequenas e médias empresas, a consultoria pode ajudar a criar várias mudanças positivas e necessárias dentro da organização.

Por que contratar um consultor financeiro para sua empresa?

Um consultor financeiro organiza processos, analisa questões empresariais relacionadas as movimentações financeiras de uma empresa, avalia os indicadores e contabiliza informações de fluxo de caixa.

Quando contratar uma consultoria financeira para a empresa?

Uma consultoria financeira é uma forma inteligente de gerir as finanças de uma empresa e para manter o negócio em crescimento sólido e lucrativo.

Como reduzir custos com a terceirização do setor financeiro da empresa

A terceirização do financeiro de uma empresa é uma forma de reduzir os custos no seu negócio e ainda trazer inúmeros resultados positivos ao andamento de seus processos.

Tipos de orçamento empresarial

Fazer o orçamento de uma empresa não é fácil, é preciso calcular o futuro, fazer projeções de receitas, despesas e outros fatores, este orçamento empresarial é crucial para o sucesso e continuidade da empresa no mercado, além de propiciar maior controle sobre os recursos financeiros.

Passo a passo para organizar as contas da sua empresa

Organizar as finanças de uma empresa é essencial para evitar confusão, falta de capital e ausência de indicadores sobre a saúde financeira do negócio.

Planejamento orçamentário: sua empresa planeja o financeiro?

O Planejamento Orçamentário é a chave para o sucesso de uma empresa, ele contém todos os dados e informações do negócio organizados, facilitando o entendimento e a clareza sobre a sua saúde financeira.

Como reduzir custos com BPO Financeiro

Uma das grandes vantagens de utilizar o BPO Financeiro é a redução de custos e despesas operacionais, essa estratégia permite à empresa destinar recursos para a atividade principal, enquanto as tarefas secundárias ficam delegadas a parceiros estratégicos.

Quais serviços financeiros podem ser terceirizados?

A terceirização de serviços financeiros permite à empresa otimizar tempo e processos, além de disponibilizar profissionais especializados e capacitados, que entendem as premissas e as melhores práticas de trabalho no segmento.

5 motivos para terceirizar seu financeiro

Em pequenas empresas é muito comum ter dúvidas ao pensar em terceirizar o financeiro devido aos recursos, algumas vezes, limitados e a máxima atenção na administração das principais atividades do negócio.

Pequenas empresas podem terceirizar o setor financeiro?

O BPO Financeiro é uma estratégia que pode e deve ser utilizada em empresas de qualquer porte, pequenas, médias ou grandes.

Passo a passo para terceirização do financeiro para empresas

A terceirização da área financeira, conhecida como BPO Financeiro, é uma estratégia tendência no mercado e traz diversos benefícios e vantagens competitivas para uma empresa.

Como o BPO Financeiro pode ajudar sua empresa?

O BPO Financeiro tem se tornado um grande aliado não apenas para grandes empresas, mas também pequenas e médias, transformando os processos financeiros e facilitando a administração das finanças do negócio.

O que é Payback e como calcular?

Quando uma empresa é aberta ou um projeto é iniciado é normal o questionamento sobre o tempo de retorno do investimento realizado para o início.

Planeje suas finanças: conheça os impostos por Regime Tributário

Toda empresa no Brasil precisa pagar seus impostos ao governo para que possa continuar operando, o que pode ser um desafio para um empreendedor

Qual a diferença entre vender produtos e serviços?

A diferença entre produtos e serviços pode parecer simples mas para uma empresa muda muita coisa em termos tributários, legais e no modelo de negócio.

9 indicadores financeiros para acompanhar na sua empresa

Para que a empresa tenha um crescimento saudável é preciso analisar corretamente todos os resultados obtidos durante determinado período.

Planejamento financeiro de final de ano

Estruturar um bom planejamento financeiro nos últimos meses do ano é fundamental para que a empresa mantenha seus pagamentos e obrigações em dia.

Quais os principais impostos a serem pagos por uma empresa?

Toda empresa no Brasil precisa pagar seus impostos ao governo para que possa continuar operando, o que pode ser uma dor de cabeça para um empreendedor

O que é investimento anjo e quais empresas podem conseguir

Para abrir um empreendimento, além de criatividade e dedicação, é necessário know how e um certo investimento.

Como reduzir custos com a gestão eficiente de estoque?

Uma boa gestão de estoque é um dos recursos mais importantes de um negócio, com ele, o empreendedor evitará gastos em excesso, perdas de mercadoria, falta de produtos, entre outros problemas que podem resultar em prejuízo financeiro.

Como se preparar financeiramente para abrir uma empresa?

Iniciar um empreendimento não é uma tarefa fácil e demanda muito planejamento e preparo para que tudo dê certo e para manter o controle financeiro durante essa fase, visto que, qualquer área de escolha traz algum tipo de risco.

Dicionário financeiro: o que significam os termos mais técnicos do mercado financeiro?

Para um empreendedor que acabou de iniciar um negócio é necessário conhecer alguns termos técnicos usados no dia a dia que o farão entender o que é preciso fazer e quais direções tomar.

Como planejar compras da empresa?

O processo de compras de uma empresa está diretamente ligado a saúde financeira da mesma, já que envolve movimentações de capital. Além de ser uma ferramenta essencial para manter as atividades da empresa com todos os recursos necessários.

10 dicas para administrar as finanças da empresa

Administrar as finanças de uma empresa não é nada simples, mas é de extrema importância que seja feita da maneira correta e com a maior cautela, já que o setor financeiro é o mais sensível e essencial para o crescimento saudável de um negócio.

O que é capital de giro e qual sua importância?

O capital de giro é fundamental para as operações de uma empresa. Para o funcionamento sustentável e para que ela se mantenha no mercado é preciso que o cálculo seja feito corretamente.

5 dicas para uma empresa que está começando

Acompanhar as finanças de uma empresa é a atividade mais importante para um gestor e deve ser realizada desde o início do negócio.

O que é a falência de uma empresa e como determinar que uma empresa faliu?

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 50% das empresas fecham suas portas após 3 anos.

DRE Gerencial: Diagnóstico da saúde financeira de uma empresa

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) dá ao gestor uma visão mais ampla das finanças da empresa e assim, certifica que as decisões tomadas serão mais assertivas. Existem dois tipos de DRE: DRE Contábil e DRE Gerencial, ambos são essenciais para saber se o negócio está dando lucro ou prejuízo. Neste texto falaremos mais sobre o que […]

Quais documentos o financeiro deve enviar à contabilidade?

A contabilidade tem um papel importante para qualquer empresa, independente de serviço ou tamanho.

O que é conciliação bancária e como fazer?

A conciliação bancária é uma ferramenta simples mas indispensável para a gestão financeira de uma empresa, tem por objetivo, verificar se está tudo certo no controle interno ou se há incoerências nos dados, também se o saldo bancário, os lançamentos e suas datas estão iguais ao extrato do banco.

Qual a diferença entre Fluxo de Caixa e DRE?

Demonstrativo de fluxo de caixa e demonstrativo de Resultados do exercício são documentos importantes para a gestão financeira de uma empresa, pois dão uma visão da saúde das finanças do negócio sob duas perspectivas. Com base neles, gestores poderão estabelecer qual direção sua empresa deve seguir para ter maiores chances de acerto.

Como startups podem ser mais eficientes?

Em um mercado cada vez mais competitivo as startups precisam ser cada vez mais eficientes, demonstrar seus diferenciais e seu potencial de crescimento. Contudo, um erro muito comum neste modelo de negócio é não conciliar a inovação com uma gestão de qualidade, devido a isso, é importante seguir algumas dicas para aprimorar a empresa.

O que torna uma empresa mais valiosa?

O Valuation é muito utilizado pelos investidores para basear suas transações relacionadas a investimentos como aquisição de ativos e financiamento, gerenciamento de portfólio de ações etc.

O que é ROI e como calcular o da sua empresa

O termo ROI é uma sigla para “Retorno sobre investimento”, com esse cálculo é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo em seus investimentos feito em campanhas de marketing, treinamento ou serviços. O ROI aponta a margem entre quanto foi investido e quanto gerou de retorno em cada investimento.

Como calcular margem de lucro?

Um item fundamental para alcançar todos os objetivos sonhados ao abrir sua empresa, é acompanhar e avaliar a lucratividade do mesmo. O grande problema é saber como calcular da forma correta seu produto ou serviço, por isso, te explicaremos a importância desse cálculo e como fazê-lo.

Como definir o salário do dono e dos sócios da empresa?

Para definir qual a melhor forma de remuneração para os sócios e proprietários de um negócio é importante conhecer todas as formas possíveis de pagamento e qual a mais indicada para cada caso. Escolher a remuneração correta é importantíssimo para manter o controle financeiro da empresa.

O que é reserva de emergência e por que sua empresa precisa de uma

É inevitável que haja algum imprevisto em uma empresa e para que isso não cause nenhum dano financeiro grave é necessário investir em uma reserva de emergência.

O que são custos fixos e variáveis?

Uma das formas utilizadas para gerir melhor as movimentações financeiras do caixa de uma empresa é conhecer seus custos e despesas e separá-los em fixos e variáveis, conforme sua finalidade. É de extrema importância que o gestor do negócio conheça a diferença entre fixos e variáveis pois isso afeta diretamente as decisões da companhia.

A importância do diagnóstico financeiro para pequenas empresas

A gestão de um negócio está diretamente ligada a tomada de decisões estratégicas que visam os melhores resultados para o mesmo. Neste sentido, o diagnóstico financeiro é uma ferramenta essencial para realizar o mapeamento completo das finanças, controle, avaliação e mecanismos na gestão de sua empresa, além de seu posicionamento no mercado.

Qual a diferença entre pró-labore e salário?

O termo pró-labore é basicamente, a remuneração arrecadada pelos sócios-administradores da empresa independente de seu cargo. Essa arrecadação dos empreendedores é variável e dependente da saúde financeira da empresa e, para que esse valor não interfira nas finanças, é importante definir um pró-labore fixo mensal. Já o salário está diretamente ligado a remuneração dos colaboradores.

5 livros sobre finanças que todo empreendedor deveria ler

Alcançar a independência financeira é o sonho de qualquer empreendedor, porém, para que isso não se torne um problema, é necessário se preocupar com o controle financeiro.

Como separar finanças pessoais e empresariais?

Misturar as finanças empresarias com as pessoais é um erro muito comum em micro, pequenos e até médios empreendedores. Infelizmente, essa mistura pode causar sérios problemas financeiros e até a falência do negócio.

Como tirar a empresa do vermelho e quitar as dívidas

Tirar uma empresa do vermelho não é uma tarefa simples e exige bastante dedicação e esforço. Por isso, é importante planejar bem as ações que serão tomadas para sair desta situação.

Os melhores aplicativos de finanças para sua empresa

O controle financeiro e o planejamento dentro de qualquer empresa é o balizador para o sucesso ou o fracasso da mesma. O planejamento adequado auxilia o gestor a dirigir e tomar as melhores decisões para o negócio, além disso, norteia o crescimento saudável e o cumprimento das metas. Já o controle financeiro tem por objetivo […]

8 dicas que podem salvar sua empresa

Crise é um momento de falha, que pode causar conflitos internos, ameaçar a imagem e reputação da empresa e consequentemente acarretar problemas financeiros ao negócio.

Como precificar corretamente produtos e serviços?

Precificar produtos ou serviços é extremamente importante para empresas que buscam lucro e crescimento saudável, além disso, a precificação correta afeta diretamente a saúde financeira de sua empresa. E para isso, deve-se aliar o preço com competitividade, atratividade e lucratividade.

Empréstimos para microempresas: como funciona e cuidados

O empreendedor de uma micro ou pequena empresa tem grandes desafios na administração de seu negócio. Em alguns momentos é necessário realizar um empréstimo para contribuir com o crescimento de seu negócio. Contudo, cada instituição financeira possui diversas linhas de crédito, é necessário estudá-las com cautela para escolher a melhor opção para seu negócio.

Como reduzir os custos de uma empresa sem prejudicar o negócio

Uma redução de despesas nada mais é que um conjunto de ações tomadas pelos gestores da empresa com o objetivo de reduzir os custos e gastos de forma permanente para melhorar os ganhos e a produtividade da empresa.

Como fazer um fluxo de caixa eficiente

A gestão financeira de uma empresa é essencial para mantê-la competitiva em um mercado cada vez mais concorrido. A ferramenta mais básica e eficiente para uma gestão financeira de qualidade é o fluxo de caixa.

6 erros financeiros comuns que devem ser evitados pela sua empresa

Um dos fatores primordiais para a sobrevivência de um negócio é uma gestão financeira de qualidade e planejamento. Com os afazeres do dia a dia, a gestão de muitos negócios acaba cometendo erros na área financeira – alguns deles fáceis de evitar.

6 principais motivos que levam uma empresa a falência

Todo empreendedor busca gerir uma empresa que seja próspera e competitiva no mercado. Contudo, para isso acontecer é necessário estar atento a todas as necessidades, anseios e expectativas dos consumidores, ter uma equipe capacitada e empenhada e estar 100% comprometido e dedicado ao seu negócio.

O que é auditoria interna e qual sua importância?

A auditoria interna é um conjunto de procedimentos para avaliar os controles internos da empresa. Já a auditoria interna financeira auxilia o gestor do negócio a orientar o fluxo financeiro da empresa.

Quais as funções do departamento financeiro?

O departamento financeiro é a área que administra os recursos de um negócio, buscando garantir os recursos para que a empresa se mantenha competitiva no mercado. A estrutura deste departamento varia de acordo com o tamanho e à atividade da empresa, mas sempre desempenham as mesmas funções.

Como evitar problemas do seu departamento financeiro com BPO

Gerir uma empresa não é fácil, é necessário desenvolver muitas habilidades e cumprir todas as metas estabelecidas. Neste contexto, uma das áreas que deve mais prestar atenção é a financeira, visto que sua estruturação demanda muitos custos e tempo de dedicação.

Valuation: o que é e como calcular

Todo empresário deve identificar com clareza o perfil do seu negócio e saber quanto o mesmo vale no mercado em que atua. Assim, consegue atrair novos investidores e melhorar seu posicionamento no mercado.

Delegar para crescer

É comum empreendedores executarem o maior número de tarefas possíveis com a sensação de que isso ajudará o negócio a crescer, no entanto, em determinado momento, é necessário terceirizar algumas funções para a empresa continuar aumentando sua produtividade e atuação no mercado.

As vantagens do BPO Financeiro para sua PME

BPO é a sigla de Business Process Outsourcing, que em português significa Terceirização de Processos de Negócio, ou seja, BPO Financeiro é a terceirização dos processos financeiros do seu negócio (contas a pagar, contas a receber, faturamento, fluxo de caixa, entre outras atividades).

O Que é Auditoria Financeira

A área de gestão de recursos financeiros (com suas diversas denominações: diretoria financeira, departamento financeiro, tesouraria e etc.) tem como responsabilidade a gestão dos valores monetários pertencentes a uma organização

Quando e por que uma empresa precisa de Auditoria Financeira?

Independentemente do tipo e tamanho, toda empresa está sujeita à irregularidades e falhas em seus processos, além de fraudes que podem alcançar grandes proporções.

Entenda o que é BPO – Business Process Outsourcing

Business Process Outsourcing: você está focado ou está perdendo tempo e dinheiro com processos que fogem do seu Core Business?