O empreendedor de uma micro ou pequena empresa tem grandes desafios na administração de seu negócio. Em alguns momentos é necessário realizar um empréstimo para contribuir com o crescimento de seu negócio. Contudo, cada instituição financeira possui diversas linhas de crédito, é necessário estudá-las com cautela para escolher a melhor opção para seu negócio.
É uma forma de empréstimo bastante adotada, contudo o cheque especial deve ser evitado ao máximo pelo gestor do negócio por apresentar altas taxas de juros. Para que não gerar grandes dívidas para sua empresa é necessário negociar com a instituição financeira a taxa de juros e valor disponível.
O ideal é usar para pagar despesas inesperadas, o dinheiro utilizado não deve impactar no negócios.
A conta garantida é um crédito rotativo em que os juros estão relacionados à quantia aplicada, por isso tende a ter juros mais baixos. Para fazer esse empréstimo o empreendedor oferece a instituição financeira algum tipo de garantia.
Utilizado por empreendedores de pequenos negócios que estão abrindo ou querendo investir para melhorar o desempenho de sua empresa. Essa linha de crédito possui juros baixos e prazos que geralmente estão alinhados com a realidade financeira da empresa.
O objetivo dessa linha de crédito é negociar duplicatas, cheques, carnês e outros títulos a receber em curto prazo e obter o dinheiro à vista, com o desconto de uma taxa. Essa alternativa auxilia no pagamento de contas de curto prazo.
O empreendedor deve tomar cuidado na contratação dessa linha de crédito e realizar um bom planejamento financeiro para não atrapalhar os valores futuros da empresa.
É uma linha de crédito para empresas de pequeno porte e Microempreendedores Individuais (MEIs), com faturamento de até R$200 mil, seu valor máximo para empréstimo é de R$15 mil. O MPO possui pouca burocracia e juros baixos.
É outra linha de crédito para o financiamento de máquinas e equipamentos novos ou usados. Essa alternativa é válida para negócios de qualquer porte e segmento de atuação.
O pagamento é feito em prestações debitadas na conta cadastrada no ato da contratação. Porém, os juros são pós-fixados, por isso o empreendedor deve ter cautela ao contratá-la.
Planejamento
Para solicitar uma linha de crédito é necessário saber quanto precisa e a finalidade do dinheiro. Com planejamento o empreendedor sabe quanto é possível solicitar e assim não prejudicar seu negócio.
Pesquise as opções disponíveis
Há diferentes propostas de instituições financeiras, então estude as taxas, exigências, custos, prazos e limites para realizar a melhor escolha para seu negócio.
Avalie o Custo Efetivo Total (CET)
Além de analisar as taxas de juros, é preciso avaliar o CET (Custo Efetivo Total), que inclui encargos e taxas administrativas. Só assim consegue avaliar quanto será pago.
Elabore ou atualize seu plano de negócios
O plano de negócios é o documento que orienta as suas decisões e serve para comprovar às instituições financeiras que sua empresa tem capacidade de honrar o contrato assinado.
Verifique suas condições de pagamento
Se atente às condições de pagamento para evitar a inadimplência. Caso a quantia não seja a esperada, busque outra alternativa.
Considere a solução do problema
A linha de crédito visa ajudar o empreendedor a resolver algum problema, por isso nunca se esqueça do planejamento, assim conseguirá se recuperar mais facilmente e não terá dificuldades no futuro.
Contratar uma linha de crédito é uma alternativa viável para diversos casos, é possível realizar investimentos no negócio, consolidar as finanças e recuperar o fôlego financeiro. Contudo, é preciso ter cuidado e atenção aos detalhes ao avaliar todas as opções disponíveis para evitar armadilhas financeiras para seu negócio. Uma ação simples que te ajudará na escolha de sua linha de crédito é contratar uma consultoria com um especialista financeiro.
Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.