Uma das formas utilizadas para gerir melhor as movimentações financeiras do caixa de uma empresa é conhecer seus custos e despesas e separá-los em fixos e variáveis, conforme sua finalidade. É de extrema importância que o gestor do negócio conheça a diferença entre fixos e variáveis pois isso afeta diretamente as decisões da companhia.
Para entender os conceitos de custo fixo e de custo variável, é necessário saber a diferença entre despesa e custo. Os custos são os gastos que a empresa tem nas atividades relacionadas diretamente à produção ou prestação do serviço. Já as despesas estão relacionadas à gastos indiretos, como administrativo.
Despesas e Custos Fixos
São os gastos que não sofrem alteração em seu valor caso aumente ou diminua a produção, independente do volume das atividades realizadas pela empresa. Esses valores serão cobrados todos os meses sem levar em consideração o desempenho da empresa, como aluguel, limpeza e conservação, segurança, salários etc.
Despesas e Custos Variáveis
São os gastos que acompanham proporcionalmente o nível de produção e o volume das atividades da empresa, ou seja, seu valor varia de acordo com as unidades que são produzidas e vendidas, ou se a prestação de serviços aumentar, como matérias-primas, comissão de vendas, água e energia etc.
Ao separar os seus custos é possível controlar melhor seu fluxo de caixa e saber para onde os recursos de sua empresa vão. Este é o primeiro passo para pensar em estratégias de redução de custos e melhorar o faturamento.
Outro motivo para realizar essa separação é para ajudar no processo de precificação do produto ou serviço que sua empresa oferece, já que facilita a identificação de quanto é gasto para produzir cada produto ou prestar determinado serviço. Além disso, é importante para preparar a empresa para as épocas em que as vendas sobem e, consequentemente, os custos variáveis também. Assim, ao entrar neste período, o gestor entende que é necessário ter mais recursos disponíveis.
Esta diferença é fundamental para entender as características financeiras de uma empresa. Se a empresa possui mais custos fixos, maior será seu lucro, pois como seu custo será sempre o mesmo, ele se divide proporcionalmente com a produção. Em contrapartida, se a empresa possui mais custos variáveis, é necessário fazer lucro a cada venda, se sua empresa vender mais, não terá grandes impactos no custo unitário do produto ou serviço.
É de extrema importância, que você entenda o conceito de despesa, custo e suas diferenças. Com isso, terá mais precisão no registro das suas movimentações financeiras. Uma das ferramentas que pode auxiliar o gestor nesse processo é o BPO Financeiro que oferece o suporte financeiro necessário para a empresa, otimizando tempo e custos de determinadas atividades.
Saiba mais sobre o BPO Financeiro clicando aqui.
Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.