Um item fundamental para alcançar todos os objetivos sonhados ao abrir sua empresa, é acompanhar e avaliar a lucratividade do mesmo. O grande problema é saber como calcular da forma correta seu produto ou serviço, por isso, te explicaremos a importância desse cálculo e como fazê-lo.
O Lucro é, basicamente, a diferença entre o faturamento adquirido com a venda do produto ou serviço e os custos da execução do mesmo, o lucro é determinado quando o resultado desse cálculo dá positivo. É calculado a partir de:
Lucro bruto = receitas totais – custos e despesas totais
A margem de lucro bruta é o percentual obtido da relação entre o lucro bruto e a receita total. A margem é um indicador percentual de quanto a empresa tem de lucratividade nas atividades que realiza, ela determina o valor que um produto deve ser vendido, considerando todos os seus custos, como despesas tributárias, custos operacionais, gasto com compra de matéria-prima, entre outros.
O preço que sua empresa deve vender seu produto ou serviço deve estar acima dos custos e despesas gastos para produzi-los, assim não gera prejuízo.
O lucro é calculado a partir da fórmula:
Lucro bruto = receitas totais – custos e despesas totais
Já o cálculo da margem de lucro é feito de forma simples:
Margem de lucro = Lucro bruto / receitas totais x 100
O resultado do cálculo da margem de lucro é o número que o gestor deve ter como base de sua lucratividade, servindo para investimentos, empréstimos, entre outros fatores.
A diferença é que, neste caso, além dos custos para a execução dos serviços, é necessário abater também impostos sobre o faturamento, aluguel, contas de água, luz, despesas com funcionários, entre outros. O lucro líquido de um serviço ou produto é calculado a partir do lucro bruto menos tributos e despesas fixas e variáveis.
O cálculo é:
Margem líquida = Lucro líquido após os impostos / Receita total x 100.
Descontar apenas os custos de produção ou o valor de compra de uma mercadoria do valor de venda não é um indicador seguro de quanto realmente sobrou de dinheiro em cada transação.
Gastos como impostos, taxas de transporte, tempo de trabalho, tributos, entre outras coisas podem ter um peso maior, se não forem calculados irão alterar o resultado do lucro de sua empresa.
Saber sua margem de lucro ajuda a conhecer e entender a saúde financeira de seu negócio, isso dará uma visão de todos os impactos causados pelos gastos em suas finanças. A partir disso, a empresa consegue enxergar melhor o seu desempenho de vendas, estimar resultados e tomar decisões mais precisas.
A margem de lucro é essencial para ter um panorama de suas finanças e para planejar os próximos passos de forma mais eficiente. Além disso, com esses resultados você poderá desenhar estratégias para aumentar a sua margem, se destacando no mercado que atua. Caso sinta necessidade, converse com um especialista que te ajudará a definir esses valores de forma correta.
Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.