O Valuation é muito utilizado pelos investidores para basear suas transações relacionadas a investimentos como aquisição de ativos e financiamento, gerenciamento de portfólio de ações etc. Sendo essencial para os empreendedores que desejam atrair aplicações de capital em seus negócios. Além disso, o gestor deve cogitar desde o início de seu negócio aumentar esse valor, expandindo sua competitividade no mercado.
Valuation é o termo em inglês para “Avaliação de Empresas”. É um método utilizado para estimar quanto vale uma empresa, determinar seu preço e a previsão de retorno do investimento em suas ações. O valuation é aplicado para determinar o valor exato de um ativo, sendo uma informação essencial em diversas situações em uma empresa.
A avaliação de valor de empresas e ativos é importante em diversas circunstâncias do mundo dos negócios. Entre elas:
Receita recorrente: Esta receita são os recursos que a empresa pode contar no futuro. Com esse modelo de negócio o gestor consegue ter uma visão clara sobre os próximos meses da empresa, assim atingirá de forma mais fácil suas metas. Possíveis investidores e compradores valorizam essa visibilidade e previsibilidade financeira.
Base de clientes diversificada: O tamanho e a qualidade da base de clientes são fundamentais para o determinar o valor da empresa. Uma base diversificada diminui o impacto da perda de algum cliente. A fidelização e as taxas de retenção também ajudam a aumentar o valuation.
Vantagens competitivas: A vantagem competitiva é a razão para os clientes comprarem da empresa ao invés dos concorrentes da mesma. A empresa deve utilizar as vantagens competitivas para proteger os lucros, gerar retornos sólidos e aumentar sua participação no mercado.
Planejamento nos controles financeiros e processos: É necessário um controle financeiro confiável e relatórios de qualidade para determinar o real valor do negócio. Além disso, os processos operacionais precisam ser repetitivos e ensináveis já que permite gerenciar e treinar os funcionários, atender os clientes e expandir as atividades.
Fluxo de caixa sólido e saudável: Se utilizados, todos os tópicos anteriores devem refletir diretamente no fluxo de caixa. Um fluxo de caixa com crescimento recorrente dá maior perspectiva de crescimento e consequentemente aumenta o valor do negócio.
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