fbpx

DRE Gerencial: Diagnóstico da saúde financeira de uma empresa

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) dá ao gestor uma visão mais ampla das finanças da empresa e assim, certifica que as decisões tomadas serão mais assertivas. Existem dois tipos de DRE: DRE Contábil e DRE Gerencial, ambos são essenciais para saber se o negócio está dando lucro ou prejuízo. Neste texto falaremos mais sobre o que é o DRE Gerencial e qual sua importância em um processo de auditoria interna.

O que é DRE Gerencial?

O DRE é como um relatório que demonstra um resumo das operações financeiras realizadas em determinado período e seus resultados, lucro ou prejuízo.

Esse demonstrativo permitirá comparar os recebimentos, custos e despesas do negócio. O DRE gerencial dá ao gestor um resumo dos resultados e possibilita projetar custos, possibilidade de crescimento, necessidade de investimento e outros, ou seja, é uma referência para a tomada de decisões e elaboração das estratégias da empresa.

 

Por que o DRE é tão importante?

Juntamente com outros demonstrativos, como fluxo de caixa e balanço patrimonial, o DRE gerencial é essencial para entender a situação financeira da empresa. A análise de todos os relatórios gerados no DRE é fundamental para tomada de decisões referentes à gestão financeira e ao planejamento da empresa.

Além disso, fornece ao gestor uma visão dos fatores que afetam o negócio. Com isso, será possível entender a capacidade da empresa em gerar lucro e saber também, o que pode causar prejuízo.

Os objetivos do DRE gerencial são:

  • Identificar a capacidade da empresa de gerar lucro;
  • Analisar os problemas que podem resultar em prejuízo;
  • Obter uma base sólida e confiável para a tomada de decisão;
  • Elaborar estratégias que contribuem para preservar a saúde financeira do negócio;
  • Definir um planejamento estratégico mais adequado com a realidade.

 

Como fazer o DRE Gerencial?

Não existe uma regra para fazer esse relatório, ele é flexível para atender a demanda da empresa. O fundamental é seguir a estrutura das contas principais, com receitas, despesas, lucro, entre outros.

 

A fórmula do DRE Gerencial é:

(+) Receitas de Vendas (Recursos que entraram no caixa da empresa no período de análise)

(-) Desconto nas vendas e impostos (Desconto sobre a receita obtida)

(=) Receita Líquida

(-) Custo dos produtos ou serviços

(=) Margem Bruta

(-) Despesas Variáveis

(=) Margem de contribuição (Define se as vendas são suficientes para pagar as despesas)

(-) Despesas Fixas

(=) Lucro ou prejuízo

 

A saúde financeira da empresa, os resultados de investimentos e as estratégias que serão adotados ao longo de um período são visualizáveis através da DRE Gerencial, por isso deve ser feita

minuciosamente. O DRE gerencial é de grande importância para qualquer empresa, permite ao gestor saber quais são os gastos reais, perdas, receitas do negócio. Com ele, será possível antecipar erros e até corrigir erros já existentes. Além disso, a DRE facilita a criação de estratégias para melhorar o desempenho das finanças do negócio.

Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.