Acompanhar as finanças de uma empresa é a atividade mais importante para um gestor e deve ser realizada desde o início do negócio. A análise dessas finanças possibilita saber se há prejuízos, se os custos estão elevados, se os preços estão adequados, otimiza a utilização dos recursos, entre outras coisas, principalmente para quem inicia uma empresa com pouco dinheiro!
1. Abra uma conta para sua empresa
Misturar as finanças pessoais e empresariais pode ser um erro fatal para uma empresa, por isso é de extrema importância que abra uma conta corrente na pessoa jurídica para realizar todos os pagamentos e recebimentos do negócio. Essa conta deve ser movimentada por poucas pessoas, mesmo se a empresa for familiar.
2. Planejamento financeiro
É necessário detalhar todas as ações que envolvam dinheiro da empresa, como vendas, comprar, ações de marketing, despesas, entre outras atividades. Todo dinheiro que entra e sai deve ser registrado, assim o gestor poderá se organizar e controlar os gastos. O planejamento financeiro é crucial para ter um panorama geral da situação financeira da empresa e, com isso, tomar decisões mais assertivas sobre o negócio.
3. Elabore um orçamento
O orçamento é uma ferramenta que permite que o gestor estabeleça metas para seus gastos, assim consegue analisar cautelosamente seus recursos para saber se um novo gasto está alinhado com as metas estabelecidas. Esse orçamento irá ajudar a identificar em quais pontos do negócio as finanças estão descontroladas para traçar estratégias que evitem esse problema.
4. Acompanhe o Fluxo de caixa
O fluxo de caixa é imprescindível para um negócio, nele estará registrado detalhadamente todo o dinheiro que a empresa tem disponível, toda saída e entrada de valores, parceladas ou não, em determinado período. Com isso, é possível saber como os recursos estão sendo gastos, facilitando as tomadas de decisões e a elaboração do planejamento
5. Utilize softwares e aplicativos de finanças
Utilizar algum tipo de tecnologia, como softwares ou aplicativos, auxilia o gestor no registro das informações e no cálculo, além de otimizar tempo e facilitar o processo. O uso de um sistema dá ao gestor controle total sobre a empresa, facilitando a administração e a gestão dos negócios.
Ao se abrir uma empresa, a gestão e o controle financeiro é crucial e deve ter total atenção do gestor. Implantar todas essas ações desde o início negócio dará maiores detalhes sobre o volume de vendas, o lucro ou prejuízo obtido, as saídas e as entradas de recursos, entre outros itens.
Leia também:
Como separar finanças pessoas e empresariais?
Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.