fbpx

10 dicas para administrar as finanças da empresa

Administrar as finanças de uma empresa não é nada simples, mas é de extrema importância que seja feita da maneira correta e com a maior cautela, já que o setor financeiro é o mais sensível e essencial para o crescimento saudável de um negócio. A organização financeira aumentará as chances de lucro e de sucesso.

Para isso separamos 10 dicas que auxiliarão o gestor do negócio a administrar as finanças da empresa:

 

1. Faça um planejamento estratégico

Defina estratégias para alcançar os objetivos do negócio, levando em conta todas as informações internas da empresa, como fornecedores, colaboradores, capacidade de estoque, entre outros.

2. Defina um orçamento

Definir um orçamento é importante para projetar os gastos e assim, estabelecer metas para o negócio. Com ele, será possível acompanhar o andamento das finanças e definir estratégias para evitar problemas no setor financeiro.

3. Promova melhorias

Inove nos processos e métodos de gestão na empresa, assim é possível garantir o crescimento e manter a competitividade do seu negócio. Outra forma é utilizar softwares específicos que auxiliem o controle e registros das movimentações financeiras.

4. Fique atento ao fluxo de caixa.

É necessário acompanhar o fluxo de caixa e registrar todas as saídas e entradas de dinheiro, mesmo que seja um valor baixo. Com isso, será possível garantir recursos para futuros investimentos na empresa.

5. Colete todas as movimentações

Tenha registros de todas as movimentações financeiras de seu negócio para o manter controle financeiro. Assim será possível planejar qualquer ação e investimento.

6. Defina um pró-labore

Determine um valor fixo  de pró-labore, porque é essencial que o administrador não misture as contas pessoais com a conta da empresa, ele deve estar registrado no orçamento da empresa para que o relatório das finanças da esteja de acordo com a realidade do negócio.

7. Analise a concorrência

Regularmente, analise e obtenha informações dos concorrentes do negócio para estimular mudanças e melhorias dos produtos e serviços, tornando a empresa mais competitiva no mercado

8. Conheça os clientes

Análise e conheça o público alvo da empresa, para assim, saber quais são as necessidades para disponibilizar o produto ou serviço correto, evitando gastos desnecessários.

9. BPO Financeiro

O BPO Financeiro é a terceirização dos processos financeiros do seu negócio (contas a pagar, contas a receber, faturamento, fluxo de caixa, entre outras atividades), contratá-lo oferece suporte para que a empresa mantenha o foco em suas atividades-fim. Um especialista em finanças poderá cuidar de todas estas etapas com maior eficiência, principalmente quando a empresa é pequena e o dono do negócio precisa focar seus esforços nas atividades principais da empresa, geralmente operacionais. A RG Auditoria e Consultoria é especializada em BPO Financeiro e pode atender as necessidades de pequenas e médias empresas em relação à área financeira. Para mais informações sobre BPO Financeiro clique aqui.

10. Avalie os resultados

Gere relatórios financeiros regularmente, para conseguir entender a realidade das finanças da empresa, facilitando o planejamento e definição de metas para o negócio.

 

Manter o controle financeiro é necessário para o crescimento saudável da empresa e o sucesso da mesma. Criar rotinas para realizar o registro das movimentações financeiros é a forma de manter o seu negócio seguro e também para fazer projeções futuras.

Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.