O processo de compras de uma empresa está diretamente ligado a saúde financeira da mesma, já que envolve movimentações de capital. Além de ser uma ferramenta essencial para manter as atividades da empresa com todos os recursos necessários. O planejamento de compras deve ser feito com muita atenção já que falhas podem prejudicar a saúde financeira e diminuir a eficiência do negócio. Sua função é fechar bons negócios pelo menor custo possível.
É preciso definir a frequência que as compras serão feitas, para saber qual será o giro do estoque. Ou seja, quantos dias de vendas o estoque precisará suprir.
Com o histórico de vendas, é possível ter uma estimativa de estoque mínimo para atender a demanda. Além disso, é preciso pensar na sazonalidade dos produtos, porque essas mudanças exigirão renovação do estoque. Esse controle irá minimizar o risco de comprar mercadorias em excesso e com isso comprometer o fluxo de caixa.
Baseado no histórico de vendas é possível entender qual é a demanda de vendas e assim, fazer uma previsão de vendas segundo o seguimento e o prazo estabelecido. A partir disso, contabilizar o que será necessário para atender essa demanda.
É necessário ter fornecedores confiáveis, que cumpram prazos e que tenham um atendimento de qualidade. Os fornecedores são essenciais para o planejamento de compras, por isso, deve-se levar em conta menor preço, cumprimento do prazo de entrega, qualidade das mercadorias, disponibilidade e comprometimento.
Otimize a gestão do estoque com softwares e aplicativos, com isso será possível ter um controle maior do seu estoque, de quanto tem de dinheiro parado, qual a rotatividade do produto, quais produtos têm mais demanda, entre outros.
É preciso conferir se o pedido entregue corresponde ao que foi solicitado e se a nota fiscal emitida está de acordo. Além disso, deve verificar os produtos recebidos minuciosamente para ver se há mercadorias em mau funcionamento ou danificadas.
A forma de calcular o valor a ser comprado é tendo definida uma política clara de precificação. O cálculo é a previsão de vendas multiplicada pela margem de produtos e então, subtraída por um. O resultado é o valor a ser comprado no período.
O planejamento de compras é fundamental para evitar prejuízos nas finanças da empresa e para o controle de estoque. Além de ser essencial para atender as demandas exigidas por seus clientes e consequentemente ter um bom funcionamento da empresa. O gestor da empresa deve estar atento a todos os processos para ter sucesso!
Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.