Para abrir um empreendimento, além de criatividade e dedicação, é necessário know how e um certo investimento. Atualmente, se você não possui a experiência e o capital necessário é possível recorrer à um investidor-anjo, que dará todo o suporte financeiro para alavancar o negócio, aumentando as chances de sucesso.
Investidor anjo é uma pessoa física com anos de experiência em empresas e corporações, cuja expertise permite que ele invista em iniciativas inovadoras oferecendo apoio financeiro e técnico. O termo investidor anjo, foi definido no século XX, quando investidores norte-americanos financiavam as peças e musicais da Broadway. Geralmente é um ex-empresário ou executivo com grande experiência acumulada e disposto a investir entre 5% e 10% de seus recursos próprios aplicando seu conhecimento e apoio a empresa, aumentando assim, o potencial de sucesso e retorno do negócio.
– Negócios inovadores
– Mercado com potencial significativo
– Negócio com potencial de crescimento e alta rentabilidade
– Valor do investimento abaixo de R$1 Milhão
Negócios locais como lojas, prestadores de serviços ou negócios tradicionais, normalmente, estão fora do alvo de investidores anjo. Esse investimento se destina à criação e desenvolvimento de negócios inovadores, com alto valuation, que tragam retorno para o investidor.
Tenha habilidades: O investidor anjo não procura apenas um negócio promissor, mas também, um empreendedor com habilidades e características que o tornam diferente dos demais. Como: Insistência, conhecimento de mercado, humildade e um empreendedor que seja o funcionário número um, ou seja, alguém dedicado, que seja exemplo e seja o “operacional” do negócio.
Não busque apenas dinheiro: Muitas vezes o investidor anjo não quer apenas investir o capital e ir embora, o desejo deles é se engajar no negócio e auxiliar na gestão. Esses investidores possuem uma grande rede de contatos, o que pode trazer parceiros preciosos para o negócio e até mesmo clientes.
Não complique: Ao contatar um investidor anjo, seja claro e breve, não leve mais do que 10 minutos para explicar sua ideia. Você deve entregar valor e receber por isso, essa atividade deve ser clara e fácil de explicar.
Tenha uma equipe: Tenha pessoas com habilidades que unidas ao gestor possam sustentar uma empresa.
E o principal: deve-se estudar o mercado e entender se há uma demanda para atender em que seu negócio se encaixe.
Atrair um investidor anjo não é simples e deve ser muito bem planejado para que consiga receber a ajuda necessária e para que o negócio alcance o sucesso.
Busque de início definir o valuation correto do negócio para que ao iniciar a conversa com um possível investidor seja possível convencê-lo de forma mais fácil a se arriscar. Pode ter certeza que esse esforço valerá a pena.
Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.