Estruturar um bom planejamento financeiro nos últimos meses do ano é fundamental para que a empresa mantenha seus pagamentos e obrigações em dia. Além disso, é o momento para reformular todos os planos de ação e estabelecer as diretrizes relacionadas às finanças do negócio. O planejamento será um guia para concretizar ideias e assegurar o controle de gastos da empresa no próximo ano.
Trata-se de um documento que especifica as metodologias e ações necessárias para garantir a saúde financeira do negócio e alcançar os objetivos definidos. Este planejamento serve para definir o futuro do negócio, onde desejam chegar no próximo ano. Com ele, será possível desenvolver um crescimento saudável, cortar despesas desnecessárias, separar recursos para investimentos, manter a competitividade no mercado, entre outros.
De modo geral, a estruturação do planejamento deve ser:
Mas como fazer para organizar? É simples, durante os últimos meses do ano é preciso em primeiro lugar analisar a situação da empresa, tanto internamente quanto em relação a seus concorrentes. Após isso, organize o fluxo de caixa e entenda todas as despesas e gastos do negócio, quais serão os próximos pagamentos e obrigações que devem ser cumpridas para que o negócio continue operando, para assim definir o capital de giro necessário durante esse período de final de ano.
Analisando todos os números, projete diferentes cenários para seu negócio durante o próximo ano, assim será possível se preparar para diferentes situações. Com isso, trace as metas e objetivos que deseja atingir no ano seguinte baseado sempre nos dados analisados e coletados do ano anterior, para que seja de acordo com a realidade do negócio e assim definir as ações para atingir essas metas.
Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.