fbpx

Qual a diferença entre vender produtos e serviços?

A diferença entre produtos e serviços pode parecer simples mas para uma empresa muda muita coisa em termos tributários, legais e no modelo de negócio. Embora sejam conceitos distintos, eles possuem pontos em comum e, em alguns casos, um pode estar dentro do outro. Por isso, é de extrema importância entender e saber qual o foco do negócio.

 

O que é produto?

Produto é o resultado de uma ação humana ou de processo natural, e tem relação com um processo de produção que gera algo tangível qualificado para

venda. Podem ser tanto, bens duráveis quanto não duráveis.

Para calcular o preço de venda de um produto o primeiro passo é conhecer os custos fixos e variáveis para a empresa operar e para produzir o produto. Após isso, deve-se fazer o rateio desses custos pela quantidade de produtos que serão produzidos pela empresa mensalmente. Com esses valores calculados, é preciso definir a porcentagem de impostos, comissão de vendas que serão pagos e o principal, a margem de lucro desejada, este valor será o custo total de vendas, em porcentagem.

Com o custo total de vendas (CVT) definido é preciso fazer o cálculo de Markup divisor (MKD), sua fórmula é:

MKD = (100-CVT)/100.

Por fim, calcule o valor final do produto, sua fórmula é:

Preço de venda (PV) = Custo do produto/MKD.

Outro cálculo necessário ao vender produtos é o de controle de estoque: o giro do estoque e o estoque mínimo.

Giro de Estoque = Total de Vendas / Volume Médio de Estoque

Estoque mínimo= consumo médio diário x tempo de reposição

Consumo médio diário= consumo das mercadorias em um determinado período / dias deste período;

 

O que é serviço?

Serviço é a realização de uma ou mais atividades para atender demandas, sem o uso de mercadorias. A origem do termo vem da ideia de servir ou atender a necessidade de outra pessoa através da realização de uma tarefa. O serviço é algo intangível.

O primeiro passo para calcular o preço de um serviço é o custo da hora do funcionário, aplicado na fórmula:

Custo da hora = Valor do salário + Encargos sociais/Nº de funcionários x horas trabalhadas

Após isso, deve ser feito o cálculo dos materiais gastos para prestar esse serviço. Com isso, poderá ser feito o custo unitário do serviço, calculado na fórmula:

Custo unitário= (Custo da mão de obra x Horas trabalhadas) + Custo do material

O próximo passo é definir a taxa de marcação (TM), para isso, é necessário o valor dos custos fixos (CF), variáveis (CV) e a margem de lucro (ML) desejada. Sua fórmula é:

TM = 100/ 100 – (CF+CV+ML)

Por fim, fará o cálculo do preço de venda (PV) aplicando a fórmula:

PV = Custo unitário do serviço x Taxa de marcação

 

Fora isso, existem 3 modelos de precificação de serviços, são eles:

Precificação por hora: A precificação de serviços baseada em hora é um modelo muito utilizado, especialmente para empresas de consultoria. Basear-se o valor da hora garante que você consiga uma taxa de retorno sobre o tempo real gasto.

Precificação fixa: A cobrança é feita por uma taxa fixa, para evitar surpresas. Em alguns casos pode ocorrer um problema na precificação de serviço fixa: pode definir um preço e, na prática, ver que precisará de mais horas para terminar o serviço. A solução é, caso o cliente insista em uma taxa fixa, estabeleça um limite de horas e deixe acordado o pagamento de taxas adicionais caso determinado serviço exija mais horas.

Preços variáveis: O preço para o serviço varia de acordo com o cliente, com o projeto e/ou com a negociação. O cuidado que se deve tomar é para a empresa não acabar cobrando muito de um cliente e pouco de outro. Claro que vários fatores devem ser considerados como por exemplo, um cliente pagar a vista e o outro parcelar.

 

Entender a diferença entre a venda de produtos e a venda de serviços é simples, mas de extrema importância para um empreendedor, para assim definir o segmento do negócio e o plano de ações e estratégias.

Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.