fbpx

O que são finanças corporativas?

As finanças corporativas são um assunto muito importante para qualquer negócio.
Já que, quando falamos da economia de uma empresa, é fundamental que o empreendedor, como o principal responsável pela gestão do seu negócio, esteja devidamente capacitado para mantê-las em ordem. O controle das finanças corporativas é fator determinante para o sucesso da empresa, ela revela a real situação financeira da empresa e é a base para traçar as melhores ações capazes de gerar lucro.

Finanças corporativas x tomada de decisões

As finanças corporativas são responsáveis pela tomada de todas as decisões financeiras a respeito de um negócio, utilizando as ferramentas e análises necessárias. Ela tem como principais objetivos maximizar a valorização da empresa e administrar os riscos financeiros existentes.

O conceito é baseado no princípio de maximização do valor de uma empresa. Por meio das finanças corporativas, serão decididas questões como os investimentos a serem realizados, a necessidade de financiamento de projetos, pagamentos de contas, separação de gastos fixos e variáveis, entre outras ações.

Quais são os principais objetivos das finanças corporativas?

Dentro da área das finanças corporativas, existem alguns objetivos. Um deles é a valorização do patrimônio empresarial por meio de lucros, resultados positivos ou investimentos. Em outras palavras, a potencialização do valor da empresa é o grande foco.

Outro objetivo é manter o fluxo de caixa sempre positivo, utilizando uma gestão financeira completa e efetiva, controlando despesas e riscos.

Por fim a área financeira, é um departamento que trabalha com análise de indicadores. Como as finanças corporativas apresentam o controle de diferentes áreas e ferramentas, o empreendedor terá muito mais facilidade para tomar decisões com essa visão completa.

A importância das finanças corporativas

Ao controlar suas finanças, a empresa terá total consciência sobre a sua real situação financeira. Ou seja, sabe exatamente quanto tem em caixa, o que tem para receber, quais os valores investidos, entre outros.

Ter essa administração de recursos também é importante para os estudos da viabilidade de projetos e investimentos, a necessidade de fontes de crédito, estabelecimento de estratégias, além do desenvolvimento do uso racional dos
recursos disponíveis.

A parte financeira de uma empresa envolve uma série de detalhes que precisam ser analisados com cautela. Afinal, estamos falando da base de todo negócio e a saúde dele depende majoritariamente da análise correta e dos resultados obtidos, que tornarão as decisões sobre o futuro da empresa muito mais assertivas.

Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.