fbpx

8 dicas que podem salvar sua empresa

Crise é um momento de falha, que pode causar conflitos internos, ameaçar a imagem e reputação da empresa e consequentemente acarretar problemas financeiros ao negócio.

Toda empresa está sujeita a passar por um tipo de crise ao longo de sua existência. Essas crises se originam de diversas formas e acarretam em algum tipo de prejuízo se não bem administrada, como corte de funcionários, diminuição de produtividade e finanças, desvalorização da imagem e até a falência da empresa.

Existem diversos tipos de crise enfrentados por empresas de variados setores:

Crise econômica

Com uma crise econômica algumas empresas passam a oferecer mais produtos ou serviços do que é demandado, com isso há a redução do faturamento da empresa. Administrar os prejuízos evita que a empresa feche.
Como se recuperar dessa crise? Analisar a economia é fundamental para saber quando aumentar ou diminuir a produção. Esse tipo de crise sempre começa a dar alguns sinais antes de aparecer e com uma gestão preparada as consequências podem ser reduzidas.

Crise financeira

É a crise em que o fluxo de caixa da empresa não é suficiente para honrar os compromissos assumidos.
Como se recuperar dessa crise? É necessário ter controle financeiro e um fluxo de caixa eficiente, além de contar com especialistas em finanças para analisar as melhores ações a serem tomadas.

Crise patrimonial

É caracterizada pela existência de obrigações ou dívidas superiores aos bens da empresa, isso faz com que a mesma não consiga honrar seus compromissos.
Como se recuperar dessa crise? Possuir um controle financeiro eficiente contribui para manter seus custos dentro do planejado.

Crise por questões legais

Crise referente à processos judiciais que podem trazer prejuízos financeiros para a empresa.
Como se recuperar dessa crise? É importante tentar resolver todas as pendências de forma diplomática fazendo acordos sempre que possível.

Crise de reputação ou imagem

É a crise relacionada a vazamento de informações confidenciais, envolvimento de colaboradores em comportamentos inadequados, entre outros. Dependendo do caso, pode acarretar grandes prejuízos financeiros.
Como se recuperar dessa crise? O melhor é investir em um profissional de Relações Públicas que auxiliará a empresa a tomar as atitudes adequadas para evitar maiores prejuízos ao negócio e tentar reverter a situação.

Como superar um momento de crise empresarial

Uma boa gestão é fundamental para que a empresa se mantenha no mercado mesmo em momentos de crise. Para que não haja grandes prejuízos é importante que o gestor assuma uma liderança efetiva tomando decisões assertivas para seu negócio.

O líder deve ser capaz de desenvolver boas estratégias e adaptar sua empresa para que enfrente essa crise, além disso, é preciso rever os planos que estão desenhados para a empresa.

Os colaboradores, investidores, fornecedores e consumidores devem ser informados sobre os problemas e as ações para solucioná-los. Essa medida garante que a imagem e a reputação da empresa não sejam ainda mais prejudicadas.

Dicas que podem salvar a empresa de uma crise

Identifique as causas do problema: Identificar o motivo que a levou a crise é o primeiro passo para superá-la. Realize um diagnóstico do que está errado e faça uma avaliação profunda das finanças da organização, mapeando todas as movimentações. Uma boa alternativa pode ser contratar um serviço de auditoria interna.

Aceite e enfrente a crise: É necessário encarar o cenário atual de sua empresa e, a partir disso, gerenciar a empresa de acordo. Antes de definir qualquer ação, é necessário analisar todas as ações que desejar implantar. Verifique o estoque, o financeiro, as horas extras dos funcionários e as contas da empresa.

Planeje e siga as metas: Realizar um planejamento e definir metas é fundamental para qualquer negócio. Crie um plano real e siga as metas estabelecidas que são mais eficazes para o momento que está passando. Caso já possua, atualize-o de acordo com as mudanças do cenário, esse planejamento te auxiliará na previsão de imprevistos e na resolução de problemas futuros.

Realize um corte de gastos: Defina as prioridades e reduza os custos que não forem essenciais para os resultados da empresa. Vender os ativos que não estão mais sendo usados ou já não trazem mais retorno para a empresa também pode ajudar a equilibrar as finanças.

Preserve o caixa: Possuir um fluxo de caixa eficiente e sólido é uma grande vantagem em tempos de crise. Cuide bem do caixa do seu negócio.

Não olhe apenas o lucro: Acompanhe todas as movimentações financeiras da empresa, se preocupe com o retorno de investimentos, contas a pagar e receber, fluxo de caixa e lucro. Alto faturamento nem sempre significa que a empresa está indo bem.

Seja ousado: Criar diferenciais competitivos é uma estratégia para qualquer gestor que está passando por um momento de crise e inovar é um dos caminhos para criá-los. Busque alternativas para executar os processos e converse com seus colaboradores para ouvir opiniões e ideias.

Pense no longo prazo: Se é necessário fazer alguma mudança, faça. Pense no futuro do seu negócio e priorize os ajustes construtivos.

Recuperar a empresa após uma crise não é uma tarefa fácil, mas é importante que o gestor esteja atento às mudanças que precisam ser tomadas e tenha uma postura firme dentro da empresa. Um gestor fraco e sem atitude pode gerar a falência do negócio.

Ainda mais importante é agir de forma preventiva: com o auxílio de um consultor financeiro desenhe seus objetivos, realize um planejamento, faça o fluxo de caixa de sua empresa e acompanhe as movimentações financeiras. E, o mais importante: aprenda com a crise!

Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.