O departamento financeiro é a área que administra os recursos de um negócio, buscando garantir os recursos para que a empresa se mantenha competitiva no mercado. A estrutura deste departamento varia de acordo com o tamanho e à atividade da empresa, mas sempre desempenham as mesmas funções.
Dentre as funções do setor financeiro estão:
Tesouraria
É responsável pelo fluxo de caixa da empresa, faz o controle diário das entradas e saídas de dinheiro.
Gestão de contas
É encarregada de gerir as contas a pagar e as contas a receber. Controla tanto os vencimentos das contas da empresa quanto os boletos que a empresa emitiu aos clientes.
Contabilidade
A contabilidade administra o patrimônio da empresa, tanto os bens que possui quanto suas obrigações como empresa. É uma ferramenta importante para auxiliar o gestor nas tomadas de decisões.
Planejamento financeiro
O planejamento financeiro é feito após a coleta de dados organizados pela contabilidade, com ele é possível traçar as metas da empresa e identificar quando é a hora de investir ou de reduzir custos.
Gestão de riscos
A gestão de riscos avalia os riscos do mercado, de câmbio, de crédito e das operações da empresa. Realizando essa avaliação o gestor financeiro consegue evitar problemas ou limitar o seu impacto.
Gestão de impostos
É o setor que lida com os impostos a pagar, cumprimento das exigências tributárias e também identifica qual o melhor regime tributário para a empresa.
Relação com investidores
Para melhorar a confiança dos investidores é necessário que o departamento financeiro seja transparente e divulgue de forma clara suas contas.
A estrutura do departamento financeiro depende do tamanho da empresa e da atividade que ela exerce. Em PMEs é comum o proprietário ficar responsável pelas tarefas do financeiro, no entanto, não é a melhor decisão a ser feita. Empresas de médio e grande porte, em geral, possuem uma área responsável pelo setor financeiro. As atividades do setor financeiro são atribuídas ao CFO (Chief Financial Officer) do departamento e distribuídas entre as áreas principais: a tesouraria, responsável pelo caixa da empresa, a controladoria, responsável pelo controle financeiro e a fiscal, designada para lidar com fatores ligados à normas e leis vigentes no país.
A organização da estrutura deste departamento é fundamental para o crescimento saudável e o cumprimento dos objetivos da empresa, além de evitar gastos desnecessários.
Uma ferramenta que pode auxiliar o empreendedor a impulsionar o seu setor financeiro é o BPO (Business Process Outsourcing), com ele é possível otimizar a gestão da empresa, aumentar a produtividade, melhorar a qualidade nos processos e principalmente a reduzir os custos.
A RG Auditoria e Consultoria pode contribuir para o negócio estruturando seu departamento financeiro e assumindo os processos do setor.
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