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Tipos de orçamento empresarial

Fazer o orçamento de uma empresa não é fácil, é preciso calcular o futuro, fazer
projeções de receitas, despesas e outros fatores, este orçamento empresarial é
crucial para o sucesso e continuidade da empresa no mercado, além de propiciar
maior controle sobre os recursos financeiros.
Existem diversos tipos de orçamento que podem ser aplicadas na gestão estratégica das empresas, devido a isso, o processo se torna desafiador.

 

Tipos de orçamento

Orçamento Estático:
O Orçamento Estático é aquele que permanece inalterado independentemente dos resultados da empresa. Ou seja, todas as peças orçamentárias como: receitas, despesas, custos e investimentos são elaboradas com base em volumes de produção, de vendas, marketing e outros pré-determinados, definido o ritmo do negócio a partir do orçamento feito.

Vantagens:
● Facilidade para acompanhar o planejamento;
● Menor tempo de elaboração
● Incentiva o monitoramento de tendências e desvios pelos gestores, o que se
reflete em orçamentos mais precisos no futuro.

Desvantagens:
● Gera uma falta de flexibilização na empresa, considerando que o orçamento
não pode ser ajustado de acordo com o resultado.

Orçamento Flexível:
Este orçamento oferece uma margem de alteração nos orçamentos de custos, despesas e investimentos a partir dos volumes de produção ou vendas. Além disso, o Orçamento Flexível também permite variações nos gastos
com funcionários e com despesas operacionais. Essa é uma forma de garantir a flexibilidade necessária para alterar as estruturas dependendo do objetivo sonhado.

Vantagens:
● Como o Orçamento Flexível acompanha as variações de vendas e produção,
sua principal vantagem está relacionada com a relevância que o orçamento
ganha.

Desvantagens:
● Por conta da maior flexibilidade deste tipo de orçamento, a desvantagem é a necessidade de acompanhar os indicadores do negócio com mais cautela. Afinal, será preciso rever o orçamento de acordo com o desempenho do negócio.

 

Orçamento Contínuo (ou Rolling Forecast):
No Contínuo a empresa revisa o orçamento mensalmente, sempre projetando 12 meses à frente. O objetivo principal
é ter um orçamento sempre atualizado, o que também leva a um maior comprometimento.

Vantagens:
● Como existe o hábito de rever o orçamento mensalmente, não é preciso
parar a empresa toda a cada 12 meses para fazer o orçamento anual. Basta
revisar os dados estimados e fechar os números.

Desvantagens
● Uma desvantagem é o tempo gasto para fazer as revisões orçamentárias
mensalmente, além da necessidade de maior engajamento dos times.

Orçamento Ajustado ou Revisado (Forecast):
Neste Orçamento o valor é estipulado para cada mês e revisado periodicamente (mensalmente, bimestralmente…) considerando o planejado, o realizado e o revisado. Essa é uma forma de garantir que, mesmo com mudanças não planejadas, a meta anual será alcançada.

Vantagens:
● A principal vantagem do Orçamento Ajustado é criar espaço para que o
planejamento seja constantemente revisado e ajustado dependendo da
realidade.

Desvantagens:
● O ajustado exige mais tempo da equipe para ser elaborado e revisado
periodicamente, além de precisar de uma cultura adepta às mudanças.

Orçamento Baseado em Atividades:
O Orçamento Baseado em Atividades reflete os custos associados aos recursos, como: funcionários, máquinas, tecnologia e materiais utilizados para a produção de um bem ou serviço e aos processos de negócio.
Este orçamento começa com a previsão do volume de vendas para o período, em seguida, o cálculo de custos é feito a partir dos recursos exigidos para sustentar essas atividades.

Vantagens
● Pelos custos estarem associados às atividades, é possível ser mais preciso
no planejamento orçamentário e fazer correções mais efetivas;
● Apresenta uma visão mais precisa das atividades realizadas pela empresa,
ajudando a cortar gastos desnecessários e, portanto, reduzir custos e
despesas;
● Serve como uma ferramenta de análise para decisões estratégicas, uma vez
que dá visibilidade sobre os processos de cada área.

Desvantagens:
● Pode ser mais caro e trabalhoso manter um Orçamento Baseado em
Atividades, por isso ele não é muito recomendado para empresas pequenas
ou com poucos produtos;
● É necessário entender bem as atividades envolvidas em todas as áreas, caso
contrário a previsão orçamentária não será exata;
● Por focar em questões de curto prazo, pode prejudicar o planejamento de
longo prazo da empresa.

Orçamento Base Zero (OBZ):
O Orçamento Base Zero (OBZ) é utilizado na elaboração de um planejamento orçamentário sem olhar para o histórico de custos, despesas e receitas. Ao fazer o orçamento com uma base zerada, os gestores precisam revisar todos os programas utilizados para entender o que realmente é necessário ou não, o que pode resultar em cortes de custos.

Vantagens:
● Como a empresa precisa realizar o orçamento do zero, é necessário analisar
cada custo e despesa com atenção, eliminando tudo o que não é realmente
essencial e liberando verba para outros fatores mais importantes;
● Incentiva a alocação de recursos de forma mais eficiente;
● Ajuda a identificar orçamentos inflados, custos e gastos desnecessários.

Desvantagens:
● Por ser muito estratégico, o Orçamento Base Zero demanda maior
envolvimento dos gestores no planejamento, o que se traduz em mais tempo
e dedicação da equipe;
● É preciso treinar as equipes para trabalhar nesse modelo

Orçamento Base Histórico (OBH):
O Orçamento Base Histórico (OBH) utiliza os números do exercício anterior no Planejamento Orçamentário. Para isso, geralmente é aplicado um percentual de crescimento sobre os resultados passados, levando em consideração quanto se quer crescer as receitas e, por consequência, quanto os custos e despesas também deverão subir.

Vantagens
● Envolve menos pessoas no Planejamento Orçamentário e é um processo
mais rápido;
● Traz aprendizados e experiências dos períodos anteriores, o que pode evitar
grandes desvios no orçamento.

Desvantagens
● Por não exigir um olhar atento às projeções de vendas, custos, despesas e
investimentos, pode resultar em um planejamento inchado e fora da
realidade;
● Pode diminuir o engajamento dos gestores, uma vez que eles não são
envolvidos ativamente no planejamento orçamentário.

Orçamento Matricial:
O Orçamento Matricial é aquele que cruza, numa matriz, eixos de receitas, despesas, custos e investimentos com departamentos, centros de custos, unidades de negócios etc. Caso um departamento gaste mais do que estava
planejado, é papel do responsável pela matriz equilibrar o orçamento retirando verba de outro que não utilizou todo o dinheiro.

Vantagens:
● O Orçamento Matricial faz com que gestores pensem com atenção sobre o
orçamento de cada pacote para suas áreas, avaliando a real necessidade de
recursos;
● O trabalho de planejamento orçamentário é descentralizado, gerando mais
participação e engajamento dos times.

Desvantagens:
● Pode gerar conflito na gestão orçamentária, uma vez que as subdivisões da
empresa precisam estabelecer prioridades e defender seus escopos.

Orçamento Colaborativo (Descentralizado):
O Orçamento Colaborativo tem como objetivo descentralizar o planejamento orçamentário e envolver mais pessoas no processo de decisão. Ou seja, em vez do orçamento ser definido pela diretoria e alta gerência, os gestores das áreas também colaboram ativamente no planejamento e acompanhamento dos custos, despesas, receitas.

Vantagens:
● As áreas têm mais autonomia para planejar suas metas orçamentárias e
formas para atingí-las, gerando maior responsabilidade.

Desvantagens:
● A empresa precisa ter um bom nível de maturidade e responsabilidade para
que o processo funcione;
● Pode ser desafiador trabalhar de forma mais colaborativa sem as ferramentas
necessárias.

Escolher o tipo de orçamento que mais se encaixa em sua empresa não é uma tarefa fácil, por isso, a melhor forma de fazer isso é terceirizar o setor financeiro (BPO), assim contará com uma equipe especializada que fará uma boa gestão orçamentária a sua empresa, protegendo suas finanças e aumentando sua competitividade no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.