Confira as 4 dicas de gestão estratégicas para pequenas empresas. O principal objetivo da gestão estratégica é reunir ações em prol do aumento da produtividade de um negócio.
Para as pequenas empresas, implementar esse tipo de cultura organizacional é fundamental para o sucesso do seu empreendimento.
De fato, promover o desenvolvimento de uma empresa não é uma tarefa nada fácil, pois, é preciso definir o tipo de cliente e entender o seu posicionamento, estipular as metas e ainda engajar os colaboradores em torno de um mesmo propósito.
Por esse motivo, a gestão estratégica é a melhor opção para driblar a falta de motivação, criatividade e inovação no ambiente corporativo.
Fique conosco e saiba quais as medidas mais assertivas para o melhor desempenho de sua empresa.
Engana-se quem pensa que a gestão estratégica é uma ferramenta exclusiva das empresas de médio e grande porte, os pequenos empreendimentos têm muito a se beneficiar com essa novo estilo organizacional.
Como esse planejamento tem como intuito o desenvolvimento da estrutura do negócio, essa atitude é imprescindível para a solidez empresarial..
Desse modo, vai refletir positivamente na gestão de pessoas, nos resultados esperados por seus gestores, dentre outros aspectos.
Os principais fatores que interferem na eficácia do desempenho empresarial e que podem ser corrigidos pela gestão estratégica são:
Portanto, se a sua empresa está passando por algum desses problemas, está na hora de investir na gestão estratégica. Continue a leitura desse post e saiba como.
Um dos aspectos considerados pela gestão estratégica é o incentivo a pausas programadas ao longo do dia de trabalho, a fim de garantir que a concentração nas atividades desempenhadas não seja perdida.
De acordo com estudos da neurociência, o tempo máximo que uma pessoa mantém sua concentração em perfeito estado é de 90 minutos ininterruptos.
Embora seja possível continuar desempenhando sua função após esse período, com certeza o nível de atenção irá diminuir consideravelmente.
Assim sendo, o recomendável é que durante o dia de trabalho, o colaborador faça, pausas de pelo menos 5 minutos, para que possa se descontrair, relaxar e se livrar da tensão com que muitas vezes atua.
Delimitar o número de reuniões e de atividades que não acrescentam de forma significativa na rotina da empresa, vai reduzir o risco de diminuir a produtividade dos seus colaboradores.
Uma grande vantagem da gestão estratégica é a definição de processos, pois, dessa forma, os funcionários saberão exatamente quais atividades devem ser executadas e quanto tempo será gasto nelas.
De tal forma, que é possível reservar o que pode ser feito em um dia, ou em uma semana, por exemplo.
Não há como negar que a produtividade dos colaboradores está diretamente ligada à sua qualidade de vida.
Portanto, se pretende deixar seus funcionários mais felizes e produtivos, procure entender quais são suas expectativas e anseios em relação a empresa e o que fazer para deixá-los sempre motivados.
Certamente, a gestão estratégica ao preocupar-se com as relações humanas, com suas vontades, a satisfação dos seus funcionários quanto a maneira de administrar dos seus gestores, é um importante passo para o desenvolvimento empresarial.
Por isso, independente do porte da sua empresa, investir em uma nova postura organizacional é essencial para o sucesso dos seus negócios.
Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.