fbpx

6 erros financeiros comuns que devem ser evitados pela sua empresa

Um dos fatores primordiais para a sobrevivência de um negócio é uma gestão financeira de qualidade e planejamento. Com os afazeres do dia a dia, a gestão de muitos negócios acaba cometendo erros na área financeira – alguns deles fáceis de evitar.

Se você deseja ter mais controle e melhores resultados é necessário conhecer os principais erros financeiros que as empresas cometem para impedir que aconteça em seu negócio.

Não controlar corretamente o Fluxo de Caixa

É crucial saber de onde vem o dinheiro que está entrando em seu negócio, de investimento ou de vendas, e para onde vai, contas ou remuneração. O controle do fluxo de caixa pode te indicar dados estratégicos para gerir melhor sua relação com seus fornecedores e clientes.

Manter o fluxo de caixa atualizado e controlado é fundamental para ter uma boa gestão financeira, para planejar o futuro e para tomada de decisões.

Não calcular o preço de venda corretamente

O cálculo de preço dos produtos ou serviços não é fácil, é importante analisar fatores internos e externos. O gestor deve saber os custos e despesas para definir o preço que traga o retorno necessário para os investimentos. A precificação errada dá vantagem ao concorrente.

Não acompanhar e analisar o desempenho da empresa

O empreendedor deve saber e conhecer o desempenho de sua empresa, assim consegue definir estratégias de gerenciamento que melhorem os resultados do negócio É necessário levar em consideração custos, despesas, investimentos, vendas e impostos para constatar se a empresa está ou não alcançando as metas sonhadas.

Uma gestão financeira de qualidade deve conter um controle preciso, um bom planejamento e a análise das movimentações financeiras.

Não conhecer a fundo todas as operações

Registrar as operações do seu negócio ajuda a manter o controle, assim consegue saber se é necessário realizar mais compras, o quanto de dinheiro entrou e saiu, quantos clientes foram atendidos e o volume da operação.

O empreendedor deve saber o que acontece em cada etapa das operações e os processos de seu negócio: controlar com eficiência o fluxo de caixa, o volume ideal de produtos em estoque e o custo que representa para a empresa, quanto de folha de pagamento está sendo gerado, entre outros, auxilia o gesto a se preparar para erros e oportunidades que possam aparecer.

Não controlar o estoque

O estoque é um dos principais custos de uma empresa e tem relação direta com o preço do produto, ter um estoque atualizado e aprimorado gera competitividade para sua empresa.

Conhecer o seu estoque é importante para não vender algo que não possui ou não desperdiçar seu dinheiro com armazenamento desnecessário. Para evitar prejuízos ao negócio é importante ter uma ferramenta que registre todas as informações de seu estoque.

Não ter um sistema de gestão

Um sistema de gestão adequado norteia as decisões do negócio. Conhecer dados como fluxo de caixa, volume de produtos, custo do estoque, folha de pagamento dos sócios, entre outras coisas, aumenta a percepção de erros e oportunidades para o seu negócio.

Ao utilizar um sistema de gestão é possível desocupar um bom profissional para desempenhar outras tarefas na empresa, gera mais produtividade e é mais eficiente para o negócio. Além disso, o sistema de gestão financeira pode integrar diversos setores da empresa, possibilitando um controle maior dos dados e facilitando a análise dos resultados.

 

Para evitar erros simples como esses acima é essencial contar com uma equipe especializada para cuidar das finanças da sua empresa. Para diminuir a incidência desses erros e aumentar o tempo de vida e saúde do seu negócio, a empresa pode contratar um BPO Financeiro.

Saiba mais sobre o BPO Financeiro clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.