fbpx

6 principais motivos que levam uma empresa a falência

Todo empreendedor busca gerir uma empresa que seja próspera e competitiva no mercado. Contudo, para isso acontecer é necessário estar atento a todas as necessidades, anseios e expectativas dos consumidores, ter uma equipe capacitada e empenhada e estar 100% comprometido e dedicado ao seu negócio.

A falta desses elementos aumentam as chances de problemas graves no futuro, alguns até irreversíveis, inclusive a falência.

Abaixo temos alguns dos motivos que levam uma empresa a falência:

Não fazer análise de mercado

O primeiro erro grande erro cometido ao iniciar um negócio é de não estudar o mercado em que estará inserido. Quem será o seu público, seus concorrentes, a localização de seu empreendimento, para assim visualizar se seu negócio é viável ou não.

Não contar com profissionais capacitados

Ter uma equipe capacitada e habilitada é crucial para o bom desempenho do negócio e auxiliar no seu crescimento. Bons profissionais contribuem para atingir os objetivos e metas estabelecidos pela empresa.

Não possuir informações para tomada de decisão

Quando é necessário tomar alguma decisão em seu negócio é obrigatório analisar dados, como de seu público e de suas finanças, pois algumas dessas decisões são primordiais para o crescimento saudável do negócio ou determinantes para que ele quebre.

Comportamento do empresário / administrador

O empreendedor deve ter um comportamento adequado a posição que assumiu em seu negócio. Deve desenvolver visão estratégica para implementar boas ideias no negócio e não ter medo de assumir riscos em prol da empresa.

Falta de comunicação interna clara e objetiva

Deve ter uma comunicação clara e assertiva com o público interno, os departamentos devem conversar entre si, se houver algum ruído nessa comunicação pode haver transtornos ao negócio.

Os patrimônios se confundem

Não se deve misturar o dinheiro pessoal com o da empresa, nem a conta jurídica com a pessoal. Os recursos do negócio devem ser aplicados nele, a confusão é prejudicial para a empresa. Para tornar isso mais fácil é necessário definir um pró-labore para o dono do negócio ou ter muito bem definida a estratégia de distribuição de lucros para os sócios.

Para evitar que algum desses problemas atinja sua empresa, a RG Auditoria e Consultoria auxilia seu negócio realizando auditorias financeiras e prestando consultoria para os gestores.

Para saber mais da auditoria financeira clique aqui.

Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.