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9 indicadores financeiros para acompanhar na sua empresa

Para que a empresa tenha um crescimento saudável é preciso analisar corretamente todos os resultados obtidos durante determinado período. Entender os indicadores financeiros do negócio é crucial para avaliar o desempenho da empresa. Com isso, conhecer e acompanhar os indicadores financeiros da empresa dará ao gestor uma noção da saúde financeira do negócio para assim criar estratégias e definir o plano de ação, buscando melhores resultados.

 

O que são os indicadores financeiros (KPIs) de uma empresa?

Os indicadores financeiros ou KPIs (Key Performance Indicators) são as métricas e mecanismos para coletar e gerar dados financeiros sobre a empresa. Basicamente, sua principal função é fornecer informações que auxiliem na análise da performance da empresa e na tomada de decisões.

 

Os 9 principais indicadores financeiros:

  • Margem Bruta: Esse indicador demonstra o quando a empresa ganha ao vender um produto ou serviço após descontar as despesas para produzi-lo e vendê-lo.
  • Margem líquida: Indica o restante do valor de vendas após deduzir todas as despesas do negócio. Quanto maior for a margem líquida, maior será a sobra que a empresa terá após o recebimento das vendas e a retirada de todas as taxas e deduções.
  • Margem de contribuição: Este KPI representa quanto da venda de cada produto ou serviço contribuirá para cobrir os custos e despesas fixas e ainda gerar lucro para a empresa. Esse indicador financeiro é fundamental para saber se a empresa dá lucro ou prejuízo.
  • Ponto de equilíbrio: É a quantidade de receita mínima que a empresa precisa para cobrir todos os seus custos e despesas. É importante para saber o quanto é necessário vender, no mínimo, não gerando nem lucro e nem prejuízo, para que a empresa não necessite de outras fontes de recursos para honrar seus compromissos.
  • Resultado operacional: Este indicador analisa toda a operação da empresa. Após apurar os ganhos, deve-se ainda deduzir as despesas operacionais. Ou seja, gastos necessários para que a empresa se mantenha em funcionamento, como aluguel, telefone, salários, encargos trabalhistas, custos com marketing, entre outros.
  • Fluxo de caixa: É um indicador de controle financeiro que engloba as receitas, despesas, contas a pagar, contas a receber, empréstimos, reembolsos, rendimentos ou desvalorizações de investimentos do negócio. Um fluxo de caixa deve dar ao gestor do negócio conhecimento para realizar um planejamento visando um melhor desempenho financeiro.
  • Geração de caixa: Este KPI é necessário para estimar quanto de caixa está sendo poupado no fim do mês. O fato de gerar e economizar caixa pode ser um diferencial para que a empresa não entre em processo de falência em momentos de crise. Deve-se ter em mente a criação de um fundo de reserva para momentos mais complicados fazendo toda a diferença para a sua sobrevivência.
  • Ticket médio: É um indicador financeiro que possibilita a análise de quanto uma empresa fatura por venda, independente da diferença de preço entre os produtos. Com ele, o gestor poderá entender toda a dinâmica de vendas da empresa e auxiliar a iniciar ações que ajudem a melhorar o desempenho dessas vendas.
  • ROIC (Retorno sobre capital investido): É um indicador que mede o retorno sobre todo o capital investido. ROIC apresenta, em termos percentuais, quanto dinheiro a organização tem capacidade de gerar com o capital investido. Com ele, o gestor terá uma visão exata do desempenho financeiro da empresa.

 

Conhecer os indicadores financeiros do negócio auxiliará na tomada de decisões em relação ao futuro e no planejamento dos investimentos. Através desses indicadores, o gestor compreenderá os pontos fortes e fracos da empresa em relação aos seus concorrentes, tornando possível o desenvolvimento de um planejamento financeiro estratégico mais assertivo.

Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.