fbpx

Como as empresas podem lidar com a inflação?

A inflação é um fenômeno monetário, isto é, diretamente ligado à moeda e às políticas monetárias de uma economia. Nesse caso, ela é vista como um aumento contínuo e generalizado do nível de preços. Inversamente, quando há declínio de preços, o processo é conhecido como deflação. É importante ter em mente que a inflação afeta negativamente a maioria dos negócios caso o empreendedor não esteja preparado adequadamente para enfrentar esse tipo de situação.

O que é a inflação?

Em uma definição mais prática, podemos entender a inflação como a redução do poder aquisitivo da moeda. Isso acontece no mundo todo e em qualquer momento da história, às vezes com maior intensidade, dependendo de fatores e características econômicas que vão impactar nos valores cobrados e efetivamente pago pelos produtos e serviços vigentes.

Em nossa estrutura financeira, podemos apoiar a estrutura inflacionária em dois tipos distintos de inflação:
A inflação de oferta, ou inflação de custos, é gerada a partir de um aumento significativo de preços de algum insumo bastante relevante para certa economia. Assim, ocorre um aumento de custos. Os custos, por sua vez, são repassados para os preços dos produtos finais, acarretando o processo inflacionário.

A inflação de demanda é gerada pelo seu excesso na economia, de modo que passa a ser incapaz de ser totalmente atendido pela oferta existente. Geralmente, esta causa é gerada por um aumento da renda média da população, que estimula o aumento de gastos das famílias.

Como a inflação impacta nas finanças de uma empresa?

As empresas precisam estar prontas para enfrentar as mudanças do mercado, planejando e buscando soluções adequadas ao negócio e mercado escolhido.
Uma inflação elevada, naturalmente, eleva os custos de fabricação de um produto, já que o empresário também precisará pagar mais para os fornecedores, para os prestadores de serviço e assim por diante. No entanto, é comum que não se repasse integralmente todos os aumentos de custos para os consumidores.
Isso precisa ser feito de maneira racional e ponderada, senão haverá o risco de fazer com que os clientes busquem concorrentes que não subiram os preços no ritmo da inflação.

Outro aspecto que acaba interferindo no desempenho empresarial são as consequências de políticas de combate à inflação, quando o governo adota medidas econômicas para freá-la. Neste momento, o empresário deve adotar ações que garantam a saúde de recursos em meio à política monetária vigente.

Como lidar com a inflação?

Algumas estratégias geralmente são adotadas para conter a alta da inflação através de políticas monetárias como: o aumento dos juros, a redução dos gastos do governo e o aumento na produção. Para que você mantenha a estabilidade do seu negócio e para não ficar tão vulnerável às variações é importante entender qual é o índice que mais corresponde ao seu mercado e ao seu público-alvo; após identificar o índice, estar sempre atento às suas variações, assim como às pesquisas feitas pelo Banco Central sobre o mercado financeiro e as previsões para a inflação; com base nas observações feitas, estabeleça um planejamento estratégico para possíveis cenários que podem vir a ocorrer, para lidar bem com períodos de alta inflação.

Os efeitos da inflação nas empresas são bastante variáveis, mas podem ser manejados de forma inteligente quando os empresários estão preparados para enfrentar quadros adversos.

 

 

Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.