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Como fazer a gestão adequada dos fornecedores?

Para que uma empresa funcione bem, toda a operação precisa estar alinhada a um gerenciamento adequado de todas as áreas envolvidas. Sabendo disso, uma boa gestão dos fornecedores é essencial para não ficar com produtos em falta no estoque, controlar os prazos de entregas e de pagamentos, realizar boas negociações de preço e opções de pagamento, além de verificar possíveis falhas em todos estes processos, dentre outras vantagens.

O que é a gestão de fornecedores?

A gestão de fornecedores é o processo de coordenação de todas as atividades que envolvam compras em uma empresa. Assim, é preciso estar consciente que além da seleção de fornecedores, este processo também envolverá o acompanhamento de inventários e o desenvolvimento de uma adequada política de compras. Para ser feito de forma eficiente devem ser definidos de forma objetiva os principais critérios de avaliação a serem analisados, além de definir uma boa base de dados com todos os seus fornecedores para facilitar e otimizar essa gestão.

Qual a importância da gestão de fornecedores?

A gestão dos fornecedores é uma ação estratégica, principalmente nas médias e grandes organizações. Com ela, pode-se obter os melhores produtos e serviços do mercado com uma boa relação de custo x benefício. Ela está diretamente ligada a produtividade e eficiência de uma empresa. O conhecimento a respeito da operação e qualidade de cada fornecedor, permite que a empresa possa planejar melhor as suas tomadas de decisões operacionais e avaliar se os seus fornecedores em questão poderão atender toda sua demanda.

A gestão de fornecedores visa diminuir os custos da empresa relativos à estocagem, permitindo que ela administre de forma racional suas mercadorias. Possibilita que ela desenvolva uma política de compras buscando preços mais
competitivos, qualidade em suas aquisições e confiabilidade nas entregas.

Entre as principais vantagens da gestão de fornecedores, podemos citar:

Redução de custos: produção interrompida, estoque parado ou entregas atrasadas geram despesas para o negócio. Nesse ponto, a gestão estratégica de fornecedores e contratos trabalha para garantir qualidade e disponibilidade do serviço;

Maior eficiência: o fornecedor deve conhecer sua empresa, para que seja possível estabelecer as melhores metodologias e alinhamentos de processos. É a partir dessa troca que se pode negociar prazos de entrega e
pagamentos;

Consolidação da cadeia de suprimentos: o gerenciamento de fornecedores impacta diretamente o aumento do valor operacional. Com a organização e o controle da supply chain, é possível contar com um número de fornecedores mais enxuto e controlado.

Como deve ser feita uma boa gestão de fornecedores?

O primeiro passo é escolher bem o fornecedor e fazer um bom acompanhamento no início, conquistando as melhores condições de fornecimento, prazo e entregas. Além disso, é preciso delimitar quais serão os fornecedores selecionados e quantos serão. A escolha deve ser feita com base nas estratégias organizacionais, considerando os objetivos estabelecidos e a forma de trabalho. Também é preciso se certificar de que as necessidades da empresa serão atendidas.

A boa organização durante a gestão é fundamental para que os objetivos sejam cumpridos e os processos ocorram de forma correta para viabilizar o planejamento definido. Com isso, pode-se fazer uma gestão mais adequada da relação com os fornecedores, identificando pontos de melhoria, estabelecendo um tipo de relação “ganha-ganha” onde ambas as partes são beneficiadas. Dessa forma, será mais fácil conseguir vantagens em produtos e serviços, obtendo os melhores itens e negociando uma possível redução de valor.

Fora isso, é preciso conhecer todo o processo da cadeia de suprimentos e isso abrange o conhecimento dos custos e valores envolvidos. Assim, você pode escolher não apenas aquele fornecedor que oferece o preço mais baixo, mas aquele que fornece o melhor serviço ou melhores prazos de entrega.

A gestão de fornecedores deve ser utilizada como uma ação estratégica, porque não somente facilitará a execução das operações da empresa como também trará vantagens competitivas e resultará em melhores produtos destinados ao
consumidor.

Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.