Precificar produtos ou serviços é extremamente importante para empresas que buscam lucro e crescimento saudável, além disso, a precificação correta afeta diretamente a saúde financeira de sua empresa. E para isso, deve-se aliar o preço com competitividade, atratividade e lucratividade.
A precipitação é uma ação estratégica para calcular os preços de seu produto ou serviço, auxiliando o crescimento de seu negócio e mantendo-o no mercado à frente de sua concorrência.
A definição de preços não é algo simples e deve ser feito com cautela, já que seus concorrentes também o fazem para ser mais competitivo no mercado. É fundamental levar em consideração que os valores do seu produto ou serviço está diretamente ligada ao processo de decisão de compra de seu consumidor.
O preço deve ser criado de acordo com o valor agregado e funcionalidade de seu produto ou serviço, se bem planejado você terá o lucro esperado.
Razões para definir corretamente o preço de produtos e serviços:
O que levar em consideração para uma precificação eficiente de produtos?
● Conhecer seus gastos: O faturamento da empresa deve ser suficiente para
cobrir os custos e despesas do negócio, como compra de matéria-prima,
pagamento de fornecedores, folha de pagamento, etc. A precificação correta
protege a empresa de dívidas.
Defina sua margem de lucro
O valor precificado em um produto ou serviço não deve apenas cobrir a sua produção, a empresa deve possuir um lucro líquido sobre aquele produto.
Não ignore o mercado
Seu preço deve ser compatível com as premissas do mercado e não se distanciando do que seus concorrentes praticam.
Use fórmulas para precificar
Utilizar fórmulas pode auxiliar na mensuração de custos e lucro para definir seu preço.
Busque o equilíbrio
Deve encontrar o ponto de equilíbrio entre valor de mercado, concorrente e os resultado financeiro que deseja.
A precificação de produtos ou serviços demanda levantamento de dados, análises e cálculos para que seja realizada da forma correta. Contudo, esse processo é fundamental para bons resultados financeiros e de venda, além de poder ser utilizada para atrair consumidores. Por isso, é fundamental levar em consideração todos os fatores financeiros da empresa e sempre que possível contar com o conhecimento de um consultor financeiro.
Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.