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Como precificar corretamente produtos e serviços?

Precificar produtos ou serviços é extremamente importante para empresas que buscam lucro e crescimento saudável, além disso, a precificação correta afeta diretamente a saúde financeira de sua empresa. E para isso, deve-se aliar o preço com competitividade, atratividade e lucratividade.

O que é precificação?

A precipitação é uma ação estratégica para calcular os preços de seu produto ou serviço, auxiliando o crescimento de seu negócio e mantendo-o no mercado à frente de sua concorrência.

A definição de preços não é algo simples e deve ser feito com cautela, já que seus concorrentes também o fazem para ser mais competitivo no mercado. É fundamental levar em consideração que os valores do seu produto ou serviço está diretamente ligada ao processo de decisão de compra de seu consumidor.

O preço deve ser criado de acordo com o valor agregado e funcionalidade de seu produto ou serviço, se bem planejado você terá o lucro esperado.

Razões para definir corretamente o preço de produtos e serviços:

  • Satisfaz o consumidor: o preço adequado atrai o consumidor
  • Define o público-alvo: o preço indica que tipo de consumidor sua empresa quer atrair.
  • Desafia a concorrência: uma política de preço dá ao gestor do negócio formas de se manter competitivo no mercado
  • Possibilita descontos: ao definir o preço, você define margens de desconto que protege sua empresa de algum prejuízo.
  • Melhora resultados: um preço adequado gera lucro e crescimento para o negócio.
  • Quitar obrigações: a precipitação correta garante recursos no caixa da empresa para pagar as operações e obrigações relacionadas a ela.

O que levar em consideração para uma precificação eficiente de produtos?

  1. Custo: São gastos relativos a produção de outros bens e serviços. Como compra de produtos, matérias prima, embalagens, impostos e etc.
  2. Impostos e Comissões: Parte do valor do preço vêm dos canais de venda, marketplaces, comissões e premiações de vendedores e impostos.
  3. Taxa de Cartão de Crédito/Débito/Antecipação de Recebíveis: Deve se prestar atenção aos métodos de pagamento, taxas e comissões pagas às administradoras
  4. Concorrência: Deve analisar e estudar os seu custo e lucro atento ao seu concorrente, você deve se manter competitivo no mercado para alavancar suas vendas.

 

Como precificar corretamente

● Conhecer seus gastos: O faturamento da empresa deve ser suficiente para

cobrir os custos e despesas do negócio, como compra de matéria-prima,

pagamento de fornecedores, folha de pagamento, etc. A precificação correta

protege a empresa de dívidas.

Defina sua margem de lucro
O valor precificado em um produto ou serviço não deve apenas cobrir a sua produção, a empresa deve possuir um lucro líquido sobre aquele produto.

Não ignore o mercado
Seu preço deve ser compatível com as premissas do mercado e não se distanciando do que seus concorrentes praticam.

Use fórmulas para precificar
Utilizar fórmulas pode auxiliar na mensuração de custos e lucro para definir seu preço.

Busque o equilíbrio
Deve encontrar o ponto de equilíbrio entre valor de mercado, concorrente e os resultado financeiro que deseja.

 

A precificação de produtos ou serviços demanda levantamento de dados, análises e cálculos para que seja realizada da forma correta. Contudo, esse processo é fundamental para bons resultados financeiros e de venda, além de poder ser utilizada para atrair consumidores. Por isso, é fundamental levar em consideração todos os fatores financeiros da empresa e sempre que possível contar com o conhecimento de um consultor financeiro.

Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.