Uma boa gestão de estoque é um dos recursos mais importantes de um negócio, com ele, o empreendedor evitará gastos em excesso, perdas de mercadoria, falta de produtos, entre outros problemas que podem resultar em prejuízo financeiro. O estoque é uma parte significativa no capital de giro e é fundamental para o sucesso da empresa, por isso, deve-se fazer um controle minucioso e de qualidade.
A gestão de estoque é a capacidade da empresa organizar e controlar a quantidade de cada produto em um determinado período. Além disso, ela permite que a empresa entenda suas demandas e quais suas necessidades de compra.
O controle eficiente do estoque auxilia o gestor a reduzir custos, a manter as finanças da empresa saudáveis e a atender as demandas dos clientes.
1. Crie regras e padrões para organizar o estoque: Estabeleça como as mercadorias devem ser organizadas, qual a temperatura, quando será realizado a limpeza, quais serão os horários para movimentar as mercadorias no estoque, qual o procedimento quando os produtos chegam ao estoque, quando saem. Estabelecer normas para que tudo ocorra da forma correta e sem erros.
2. Defina processos e responsabilidades: Relatórios de inventário, indicadores, fluxos de entrada e saída, organização física e atualização de informações. Todas estas atividades devem estar bem definidas e com seus respectivos responsáveis.
3. Estabelecer fluxo de entrada e saída: Defina o passo a passo de cada entrada e saída de produtos. Assim, conseguirá ter um controle mais eficiente do que entra e sai de seu estoque.
4. Controle com rigidez: Especifique tudo o que está armazenado no estoque, com isso, faça o controle das movimentações de produtos e mantenha atualizado.
5. Defina período para compras: Definido os fornecedores de confiança programe seus pedidos de acordo com o fluxo de seu estoque, e assim, conseguir negociar e ter maiores descontos.
6. Defina volume de cada produto: Calcule a quantidade necessária de cada produto de acordo com a procura, rotatividade, sazonalidade e fornecedores.
Os custos com o estoque são relativamente altos e uma má gestão pode trazer prejuízos à saúde financeira da empresa. Por isso, é necessário realizar uma gestão de estoque rigorosa e eficiente.
1. Controle a movimentação dos produtos estocados
Registre todas as saídas e entrada dos produtos no exato momento em que foram feitas. Organizar todas as movimentações do estoque diminui as falhas naoperação e consequentemente diminui gastos.
2. Não acumule produtos
Não estoque produtos mais do que o necessário, calcule a quantia correta para atender a demanda no período definido e mantenha o local de armazenagem organizado. O espaço deve ser bem utilizado para não ter materiais que não serão comprados utilizando o espaço de outro. Caso aconteça, faça promoções com esses produtos para tirá-los do estoque.
3. Faça uma contagem periódica do estoque
Deve ser feita uma contagem periódica e minuciosa das mercadorias no estoque, assim evitará excesso de produtos armazenados e diminuirá custo extra com manutenção.
4. Utilize ferramentas de gestão
Um bom software de gestão é indispensável para melhorar a organização do estoque, tanto financeira, quanto física. Esse sistema auxiliará no controle do que acontece no estoque, fará gráficos de estocagem, relatórios, entre outros benefícios. Com isso, será possível fazer previsões mais assertivas e diminuir gastos.
5. Configure os alertas de reordenação
Definido um software de gestão, configure os alertas de reordenação, que são as notificações que informam se algum item do estoque está acabando no estoque. Assim, o gestor poderá fazer compras com mais tempo e evitará de comprar itens desnecessários.
6. Pratique a técnica PEPS
A técnica PEPS significa “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai”. Desse modo, os produtos que entraram primeiro no estoque devem ter prioridade na saída. Evitará que produtos vençam no estoque, além de, não trazer prejuízo para a empresa.
7. Faça a reformulação do estoque
Caso seja o cenário de sua empresa, fazer a reformulação do layout do seu estoque diminuirá gastos desnecessários, algumas vezes, imperceptíveis e otimizará o estoque.
Reduzir custos em uma empresa não é fácil, mas ao realizar a gestão de estoque de forma eficiente será possível evitar custos desnecessários, otimizar tempo, atender a demanda de clientes e melhorar as vendas. Em um mercado competitivo como o presente, ter o controle do estoque pode ser um diferencial em relação ao seus concorrentes.
Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.