fbpx

Como tirar a empresa do vermelho e quitar as dívidas

Tirar uma empresa do vermelho não é uma tarefa simples e exige bastante dedicação e esforço. Por isso, é importante planejar bem as ações que serão tomadas para sair desta situação.

A seguir temos algumas dicas que podem ajudar a tirar a empresa do vermelho:

Conheça a situação financeira da empresa

Antes de quitar suas dívidas é importante analisar e monitorar as movimentações de sua empresa e entender seus gastos e sua receita. Com isso, consegue identificar de onde vem o problema e o que levou a empresa a gastar mais do que tinha e, assim, tomar as ações necessárias.

Foque no seu fluxo de caixa

O Fluxo de caixa de sua empresa demonstra como está a saúde de sua empresa e deve ser atualizado e acompanhado todos os dias. Com ele, você pode antecipar algum problema e já pensar em estratégias para contornar a situação.

Organize as dívidas e defina prioridades

Crie uma planilha com todas as dívidas em aberto, indicando os valores, para quem a empresa deve, os juros e as multas de cada uma. Sabendo os valores, é possível utilizar os ganhos da empresa para pagar as dívidas. Além disso, priorize sempre quitar as dívidas que não podem ser renegociadas e as que têm os juros e multas mais altos.

Renegocie dívidas

Renegocie as dívidas que contem com essa possibilidade, assumindo um pagamento mensal que a empresa possa pagar. Priorize as renegociações com prazos maiores e juros mais baixos.

Separe contas pessoais e empresariais

Misturar as contas pessoais e empresariais pode ser uma forma de cair no vermelho. É necessário estabelecer um pró-labore e registrá-lo em seu fluxo de caixa, assim como o lucro, deixando a conta da empresa para investir no futuro da mesma.

Diminua os gastos

Analise todos os gastos mensais de sua empresa e os separe em custos fixos e variáveis. Depois, verifique se esses gastos são essenciais para seu negócio e, se não, reduza esses gastos e priorize as dívidas. Economize em tudo o que seja possível.

Aumente sua receita

Aumente sua receita recompensando clientes fiéis, investindo em gestão de suas redes sociais e se mantendo ativo, priorizando manter uma boa imagem da empresa. Analise também se a precificação de seus produtos e serviços está correta e, caso necessário, considere aumentar seus preços sem prejudicar seus clientes atuais.

Combata a inadimplência

É importante ter um sistema para controle e cobrança dos clientes para evitar a inadimplência. Além disso, crie maneiras de incentivar o pagamento de seus clientes na data, como desconto no boleto e benefícios para clientes adimplentes.

Tenha um sistema de gestão

Utilizar um sistema de gestão pode facilitar na documentação das movimentações financeiras e otimizar tempo para o empreendedor. Ter tudo registrado é uma garantia para a saúde das finanças empresariais.

Contrate um especialista

Em alguns casos buscar ajuda de um profissional especializado, como um consultor financeiro, contador ou advogado, pode facilitar a tarefa de encontrar as melhores soluções. O profissional pode realizar uma auditoria interna na empresa para verificar os pontos de melhora e, com uma consultoria financeira é possível tomar decisões acertadas mais rapidamente.

E o mais importante: não pense nisso como um gasto e sim como um investimento que auxiliará a empresa e otimizará o controle financeiro.

Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.