fbpx

COVID-19 X Crescimentos das PMEs

A pandemia de coronavírus e as medidas de isolamento causaram muitos problemas para a economia global, mas principalmente para pequenas e médias empresas que se viram em uma situação completamente nova e inesperada e têm a difícil tarefa de sobreviver durante esse período.

Se ao final de 2019 havia o otimismo de crescimento nas principais economias do mundo, os primeiros meses de 2020 mudaram drasticamente o cenário. Em alguns casos, as projeções antes positivas se tornaram previsões de crescimento próximas a zero.

De acordo com a associação econômica da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (FecomercioSP), as PMEs tendem a ser as mais prejudicadas com as medidas de segurança contra o vírus, como o isolamento e a quarentena. Os motivos são a interferência no volume de vendas e a estrutura de negócios (nem todas as empresas têm facilidade em, por exemplo, aderir a práticas como home office). Para evitar grandes problemas as empresas deverão contar com uma ótima gestão de custos, financeiro e até tributária e também traçar novos
planos de ação, para que possam voltar a gerar receitas e colocar a economia de volta ao crescimento.

Por isso, separamos algumas dicas para ajudar seu negócio a passar por isso.

● Se possível, trabalhe de casa

Permitir que os funcionários trabalhem de casa, caso seja possível, é também uma maneira de minimizar os problemas de deslocamento, contaminação no escritório e ajudar a reduzir o tempo dos efeitos da crise. Hoje, há diversos programas e aplicativos que ajudam na gestão de tarefas, controle de acesso e compartilhamento
de trabalhos online.

● Corte gastos extras

Controlar os gastos extras é também uma medida inteligente no momento de crise. Considere, também, substituir matérias-primas ou insumos, caso tenham peso grande em seu orçamento, e tenha atenção também aos custos fixos, às vezes,deixados de lado porque mas muitas vezes, há espaço para redução.

● Negocie com fornecedores

Além da redução de custos, a negociação com fornecedores será inevitável para ospequenos e médios empresários. O aperto econômico vem em efeito cascata, então, o fornecedor certamente já sabe das dificuldades do mercado e precisa ser maleável com prazos, valores ou atrasos.

● Organize os números da empresa

É importante utilizar esse período para organizar os números do seu negócio. A saúde financeira da sua empresa é prioridade e deve ser afetada o mínimo possível durante esse período. Assim, esteja preparado para os impactos negativos e, se precisar de capital de giro, conte com a Biz!

● Congele novos projetos

Neste momento de crise, é muito importante pensar com calma e planejar todas as ações do negócio. Os novos projetos devem ficar em segundo plano, afinal, você vai precisar desse capital que seria investido para garantir a sobrevivência do negócio.

● Atenda o mercado

Entenda o mercado atual e todas as mudanças causadas pela COVID-19 e seus impactos. Assim, repense suas estratégias e se adapte à nova realidade para conseguir atender os seus clientes da melhor forma. Use redes sociais para vender seus produtos ou serviços, busque parcerias e faça pacotes de vendas para conseguir manter um fluxo de caixa.

● Busque uma consultoria financeira

Uma outra alternativa para fugir dos impactos financeiros causados pela COVID-19 é buscar por consultorias financeiras. Especialistas com anos de carreira e até jovens no início da vida profissional podem auxiliar na gestão de negócios rumo a caminhos menos tortuosos.

A necessidade de se adequar a essa nova realidade é inevitável se deseja que seu negócio continue a crescer. A crise vai passar. Precisamos trabalhar para que ela seja menos impactante e para que a recuperação seja bem rápida.

Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.