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Dicionário financeiro: o que significam os termos mais técnicos do mercado financeiro?

Para um empreendedor que acabou de iniciar um negócio é necessário conhecer alguns termos técnicos usados no dia a dia que o farão entender o que é preciso fazer e quais direções tomar. Com isso, o empreendedor terá autonomia para conversar com parceiros, propor mudanças e reduzir despesas com cautela e mais conhecimento.

Confira abaixo o que são e o que significa:

 

  • Despesas
    São todos os gastos feitos pela empresa para ela manter suas operações, como salários, comissões, materiais para escritório, entre outros.
  • Receitas
    São os recursos vindos da venda de um produto ou da prestação de serviço.
  • Business Plan
    É o plano de negócios, descreve detalhadamente o que é o negócio, sua estrutura e o seu cronograma de operações.
  • Antecipação de recebíveis
    É todo fluxo financeiro que que a empresa receberá a curto prazo. Vendas a prazo ou parceladas que são antecipadas para realizar pagamentos, por exemplo.
  • Breakeven point
    Na tradução literal é ponto de equilíbrio financeiro do negócio, ou seja, a sua receita é igual aos custos e gastos. Com ele, é possível saber o faturamento mínimo que sua empresa deve ter.
  • Fluxo de caixa
    O fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro que engloba as receitas, despesas, contas a pagar, contas a receber, empréstimos, reembolsos, rendimentos ou desvalorizações de investimentos do negócio. Para ser um recurso eficiente deve ser detalhado e sempre atualizado com as movimentações financeiras da empresa.
  • Capital de giro
    O capital de giro é o total de recursos necessários para que a empresa desempenhe suas atividades, é o capital que ajuda na manutenção e desenvolvimento do negócio.
  • Conciliação bancária
    A conciliação bancária nada mais é que a comparação dos valores descritos no extrato bancário com os dados registrados na empresa. Esse passo é importantíssimo para entender e organizar o caixa da empresa
  • Dividendos
    É a parcela de ganhos da empresa dividida entre os acionistas.
  • DRE
    Essa sigla significa Demonstração de Resultados do Exercício, que nada mais é do que o relatório contábil de todas as operações da empresa. Esse relatório irá mostrar se o negócio está gerando lucro ou prejuízo.
  • Giro de estoque
    É a rotatividade de produtos no estoque da empresa, com ele, saberá qual o tempo médio para renovação dos lotes. Além de ajudar a entender a saúde econômica do estoque, o ritmo de produção de algumas mercadorias e o vencimento dos produtos.
  • Imposto
    São os encargos que devem ser pagos ao governo. Para uma empresa, é importante conhecer esses três:
    – ICMS: Imposto sobre circulação de Mercadoria, é o valor embutido nos produtos e serviços que você adquire ou presta.
    – IOF: Imposto sobre Operações Financeiras, o valor que é pago quando realiza alguma movimentação financeira.
    – IPI: Imposto sobre Produtos Industrializados, é taxado quando toda mercadoria sai de fábrica, ou seja, tudo o que a empresa produz.
  • Investimento anjo
    Forma de financiamento de startups (empresas nascentes com alto potencial de crescimento) realizado por pessoas físicas ou jurídicas com capital próprio.
  • Lucratividade
    É o retorno positivo sobre algum investimento, ele deve cobrir todo o custo que a empresa teve para tê-lo.
  • Rentabilidade
    É o retorno sobre algum investimento, independente se cobriu os custos que a empresa teve, por exemplo, se foi investido R$10.000 em uma ação e após um período ela se transforma em R$15.000, isso quer dizer que a rentabilidade dela foi de 50% ou R$5.000.
  • Pró-labore
    O pró-labore é a remuneração pelo trabalho do administrador da empresa, seja sócio, dono, diretor ou conselheiro.
  • Captação de recursos
    É a obtenção de investimentos, que pode ser feito por meio de empréstimos bancários, agências de fomento, fundos de investimentos ou investidores-anjos.
  • Crowdfunding
    Aquisição de capital através de financiamento coletivo.
  • ROI
    É o retorno sobre investimento, é utilizado para calcular quanto dinheiro está sendo gerado em cada investimento, para assim saber quais valem a pena e como melhorar a performance daqueles que já estão funcionando.
  • Stakeholders
    São os sócios, acionistas, funcionários, clientes ou segmentos da sociedade, que possuem algum tipo de interesse nos processos e resultados da empresa.
  • Capital de risco
    É a aplicação financeira de risco feita por investidores em empresas de pequeno e médio porte. O objetivo é aumentar o faturamento e impulsionar o negócio.
  • Capital social
    É o valor necessário para abertura de uma empresa ou a quantia necessária de dinheiro que foi investido para criar o negócio.

 

Entender esses termos é necessário para a vida como empresário, ainda mais na fase inicial de um negócio. Fora isso, é importante investir em educação financeira para conseguir gerir a empresa com qualidade.

Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.