fbpx

O que é auditoria interna e qual sua importância?

A auditoria interna é um conjunto de procedimentos para avaliar os controles internos da empresa. Já a auditoria interna financeira auxilia o gestor do negócio a orientar o fluxo financeiro da empresa.

O objetivo da auditoria é investigar a existência de problemas e riscos em toda a atividade financeira da empresa, identificando a razão, o momento e a forma de como eliminá-los. Ao realizar uma auditoria financeira no negócio, o empreendedor avalia as entradas e saídas de dinheiro, as reservas financeiras, os investimentos, as contas e o planejamento que assegura sua saúde financeira.

Vantagens da auditoria interna

A Auditoria Financeira é importante tanto para PME’s quanto para grandes empresas, entre suas vantagens estão:

  • Fiscalização da eficiência dos controle;
  • Apontamento de falhas na administração da empresa e nos controles internos;
  • Dificultar desvios de bens patrimoniais e pagamentos indevidos de despesas; – Contribuição para maior observância das leis fiscais e para obtenção de melhores informações sobre a real situação econômica, patrimonial e financeira da auditada;
  • Certificação dos controles internos existentes no departamento financeiro, a fim de averiguar se os mesmo proporcionam segurança suficiente que reduzem ou evitem a possibilidade de fraudes e irregularidades.

Como fazer uma auditoria na prática?

O primeiro passo da auditoria é o mapeamento dos processos, deve realizar o levantamento todas as práticas financeiras realizadas pela empresa, como fluxo de caixa, pagamento de fornecedores, cobrança de clientes, entre outros.

O segundo passo é a identificação de riscos, é a análise das tarefas da empresa buscando por erros ou inconsistências que impactam negativamente no negócio para adequar as práticas financeiras.

O terceiro passo é a identificação dos controles internos, verificar se o negócio possui um sistema de controle interno que auxilie a minimizar o impacto dos riscos existentes. Analisa as ferramentas que garantem que a atividade financeira da empresa não apresente problemas.

Existem vários tipos de controle internos, como relatórios financeiros, planilhas, autenticações eletrônicas, conciliações, baixas e revisões. Após analisar e conhecer os controles internos, a auditoria testará estes controles na prática.

O objetivo é averiguar a eficiência desses controles e minimizar os riscos para o negócio. Com a coleta de dados realizada, o auditor unirá as evidências e os resultados para apontar se a rotina financeira da empresa é positiva ou negativa para a empresa. Caso negativa, o auditor irá sugerir as melhores práticas para reverter a situação.

Ao realizar uma auditoria financeira os resultados serão:

  • A garantia de sustentabilidade do negócio;
  • A melhoria das margens de lucro;
  • A diminuição do risco de erros;
  • O aumento do sentimento de segurança dos colaboradores.

A auditoria interna financeira é uma prática que ganha cada vez mais importância nas organizações. É possível compreender melhor a realidade das finanças da empresa garantindo melhorias no controle interno e dando suporte necessário para planejar as ações que eliminarão os erros e deficiências analisados. Mas é sempre aconselhável que a auditoria interna seja feira por profissionais ou empresas especializadas. A RG Auditoria e  Consultoria pode auxiliar o seu negócio realizando a auditoria interna financeira, tornando-a uma aliada estratégica para suas finanças.

Saiba mais sobre Auditoria Interna clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.