O capital de giro é fundamental para as operações de uma empresa. Para o funcionamento sustentável e para que ela se mantenha no mercado é preciso que o cálculo seja feito corretamente. O capital de giro pode ser utilizado tanto para evitar riscos quanto para aproveitar oportunidades de investimento que surjam para o negócio.
O capital de giro é o total de recursos necessários para que a empresa desempenhe suas atividades, são recursos que ajudam na manutenção e desenvolvimento do negócio. Ou seja, são os bens que a empresa possui e que podem ser transformados em capital dentro de um curto prazo.
Ele é a diferença entre o dinheiro disponível e o dinheiro que será utilizado para quitar as obrigações do negócio e em muitos casos é considerado o dinheiro para emergências ou para dar estabilidade.
A quantia ideal de capital de giro de cada empresa varia conforme o tamanho, o setor de atuação e até a sazonalidade.
O capital de giro está ligado à segurança do negócio, se sofrer alguma baixa nas vendas ou alguma perda inesperada, com esse recurso a empresa não deixará de cumprir com seus compromissos.
Outro ponto importante é que com um capital de giro é possível fazer um bom investimento e não perder grandes oportunidades, tornando o negócio mais competitivo no mercado. Um capital de giro bem dimensionado e disponível vai permitir que a empresa supere seus obstáculos iniciais e obtenha sucesso. Além de garantir uma gestão financeira adequada.
Se a empresa mantiver um bom controle das suas finanças e souber exatamente quanto tem de capital de giro, ela poderá:
Para fazer o cálculo do capital de giro, é preciso levar em conta os passivos e ativos circulantes, que englobará os direitos e obrigações a curto prazo da empresa.
capital de giro = ativos circulantes – passivos circulantes
Passivo circulante: São todas as despesas e custos fixos, programados ou previsíveis, como contas a pagar, fornecedores, salários e encargos trabalhistas, aluguéis, entre outros.
Ativo circulante: é todo recurso disponível ou facilmente convertido em liquidez, como valores em contas bancárias, aplicações financeiras, contas a receber, entre outros.
Ter um capital de giro permite que a empresa se prepare para operações e auxilia a mesma contra imprevistos. Além de proporcionar uma análise mais completa da realidade financeira da empresa. Entendendo o capital de giro fica mais fácil fazer o planejamento e a gestão do negócio.
Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.