Quando uma empresa é aberta ou um projeto é iniciado é normal o questionamento sobre o tempo de retorno do investimento realizado para o início. Por isso antes de qualquer investimento é necessário ter em mãos as informações e estimativas corretas para tomar as melhores decisões. Neste ponto, o payback é uma das fórmulas se levar em consideração.
Payback é um cálculo feito para estimar em quanto tempo um investimento retornará para a empresa na mesma quantia investida. O payback é um cálculo relativamente simples e versátil, utilizado por profissionais de diferentes áreas da economia, passando por gestores de empresa e empreendedores.
O cálculo do payback é indicado antes de qualquer investimento também para avaliar a viabilidade do projeto e pode ser um fator decisivo entre realizar ou não um investimento, já que fornece uma ideia do grau de risco do projeto e por isso acaba sendo uma forma de aumentar a segurança em investimentos, seja em uma empresa ou startup.
O cálculo do payback é relativamente simples, uma vez que o gestor tenha em mãos todas as variáveis relacionadas ao projeto. Existem dois tipos de payback: o payback nominal (ou payback simples) e o payback com valores atualizados (ou payback descontado).
Para calcular o payback simples de um investimento é utilizada a seguinte fórmula:
Payback = Investimento Inicial / Ganhos no período
O payback simples é rápido e ajuda a medir o grau de risco de determinado investimento. Porém, não considera o valor do dinheiro no tempo, os fluxos de caixa depois do período de payback e o custo de capital da empresa, o que faz com que alguns especialistas o considerem o payback simples um método incorreto do ponto de vista matemático. Por este motivo, foi criado o payback descontado, que utiliza uma taxa de desconto anua e portanto usa uma taxa de juros junto a fórmula.
Valor descontado = valor futuro / (1 + taxa de desconto) n
sendo n = número de períodos
Apesar de todo investimento estar sujeito a riscos, o payback fornece uma orientação e cabe ao gestor a decisão final de seguir com os investimentos ou não. Em todos os casos, é aconselhado o acompanhamento de um profissional capacitado da área financeira.
Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.