O termo ROI é uma sigla para “Retorno sobre investimento”, com esse cálculo é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo em seus investimentos feito em campanhas de marketing, treinamento ou serviços. O ROI aponta a margem entre quanto foi investido e quanto gerou de retorno em cada investimento.
ROI é o retorno sobre investimento, é utilizado para calcular quanto dinheiro está sendo gerado em cada investimento, para assim saber quais valem a pena e como melhorar a performance daqueles que já estão funcionando.
Existem três formulações possíveis de taxa de retorno, o retorno efetivo, retorno exigido e retorno previsto. O retorno efetivo é usado como medida de avaliação do desempenho de um investimento, o lucro ou prejuízo do mesmo. O retorno previsto é a medida ante o desempenho do investimento, sua
taxa implícita, comparando o valor do investimento com o preço, sendo assim, o custo total que revelou para um retorno efetivo.
Estar atento ao ROI permite que planeje suas metas com base nos resultados que são possíveis de alcançar e também identificar o tempo que os investimentos geram retorno.
O ROI serve como uma métrica que influencia os objetivos, auxilia a traçar objetivos realistas e que possam ser cumpridas.
Além disso, quando investidores se interessarem por sua empresa também olharão o ROI para entender se o investimento que será feito trará resultados positivos.
A maneira mais simples de calcular ROI é:
ROI = [(Receita – Custo)/ Custo] x 100
Essa fórmula pode ser utilizada tanto para definir o ROI de seu negócio como um todo, quanto de um projeto ou área específica.
Como utilizar os quatro principais tipos de ROI:
● Operacional: Auxilia o gestor a compreender o desempenho geral de seu negócio, permite que saiba de onde vem seus lucros e quais áreas são mais eficazes. Sua fórmula é:
ROI = [(Ganho – Custo) / Custo] x 100
● Técnico: Nesta fórmula é possível entender como os custos de um novo equipamento ou tecnologia utilizado em seu negócio se comparam aos benefícios e recursos que elas geram, assim é possível entender se vale a pena mantê-los. Sua fórmula é:
TROI = [(Total de Economias – Custos Técnicos) / Custos Técnicos] x 100
● Marketing: Auxilia a entender melhor como o marketing de sua empresa está se saindo nas campanhas realizadas, e assim saber quanto recurso é necessário investir em marketing. Sua fórmula é:
MROI = [(Crescimento nas Vendas – Custos de Marketing) / Custos de Marketing] x 100
● Competitivo: Utilizado para comparar seus valores de ROI com o de sua concorrência para saber se há algo que estão fazendo e você não.
Investir corretamente só é possível se a empresa entende quais estratégias dão mais resultados e auxiliam a atingir as metas estabelecidas, por isso o cálculo de ROI é tão fundamental. Além disso, será possível compreender suas finanças e definir as próximas decisões de seu negócio de forma mais clara e coesa.
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