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Quais os principais indicadores financeiros de uma empresa?

Para tomar as decisões para seu negócio, criar estratégias e definir planos de ação o empreendedor precisa entender a sua situação econômica e analisar corretamente seus recursos através de indicadores financeiros. Esses indicadores são parte essencial de sua análise de desempenho, possibilitando saber o quão saudável ou não está a saúde financeira da sua empresa.

O que são os indicadores financeiros?

Os indicadores financeiros representam um ponto estratégico de uma gestão bem planejada. Eles são as métricas calculadas por meio de dados obtidos nos demonstrativos de resultados do negócio. Basicamente, sua principal função é fornecer informações que auxiliem na análise da performance organizacional e na tomada de decisão. Esses indicadores ampliam o campo de visão do gestor, permitindo que tenha atitudes mais precisas. E com o passar do tempo, o planejamento se torna mais eficaz e os erros tendem a diminuir.

Existem métricas para cada origem das informações e objetivos do estudo:

Indicadores de estrutura de capital: valores que mostram o endividamento do negócio, sem se esquecer da capacidade de pagar os juros de dívidas e fazer a gestão crescer;

Indicadores de atividade: apontam a velocidade com que a sua empresa é capaz de realizar e aumentar vendas, representando o total de atividades que aconteceram no intervalo em análise;

Indicadores de liquidez: definem se o negócio consegue ou não cumprir as suas obrigações antes dos vencimentos;

Indicadores de rentabilidade: evidenciam os lucros da gestão em relação aos ativos, investimentos e quantidade de vendas do negócio em diferentes períodos.

Quais são os principais indicadores financeiros?

– Retorno sobre investimento – ROI: Esse indicador financeiro mostra quanto dinheiro você está ganhando ou perdendo com os seus investimentos. A partir disso, é possível saber qual operação valeu a pena ou não, seja uma
campanha de marketing, seja um evento para atrair novos clientes.

– Margem bruta: Esse é um dos indicadores financeiros mais conhecidos pelo mercado, pois mostra quanto você ganha em cada venda, considerando os gastos para produzir e vender o serviço ou a mercadoria.

– Margem EBITDA: Representa a quantidade de geração operacional em caixa de uma empresa, ou seja, o quanto a empresa gera de lucro (ou prejuízo) apenas em suas atividades operacionais, sem considerar os efeitos financeiros e de pagamento de tributos. A Margem EBITDA (a sigla significa Earnings Before Taxes, Interest, Depreciation and Amortization), ou (Lucro Antes de Juros,Impostos, Depreciação e Amortização) fornece as informações sobre o valor e impacto das vendas no caixa.

– Margem líquida: Indicará o que restou do valor de vendas após a dedução de todas as despesas (incluindo o imposto de renda). A Margem Líquida mostra qual é o lucro líquido para cada unidade de venda da empresa.
Quanto maior for a margem líquida, maior será a sobra que a empresa terá após o recebimento das vendas e a retirada de todas as taxas e deduções.

– Custos Fixos: Os Custos Fixos demonstram quais são as despesas contínuas de uma empresa, ou seja, aquelas que serão fixas e consideradas ao longo do tempo. A melhor maneira de definir se um custo é fixo é perceber se ele não varia muito em relação a produção.

– Custos Variáveis: Os Custos Variáveis são aqueles que variam proporcionalmente com o volume de produção ou atividades produtivas da empresa.

– Margem de contribuição: É uma métrica que revela quanto do preço de um produto ou serviço colabora para pagar as despesas e gerar lucro. Ou seja, se você estiver vendendo muito, mas com uma pequena margem de contribuição, provavelmente, enfrentará problemas para fechar as contas ao final do mês. Por isso, você deve encontrar um valor de margem de contribuição adequado. Ela é fundamental para o planejamento de qualquer
empresa e essencial para poder tomar decisões relacionadas a investimentos e expansão.

– Ponto de equilíbrio: O ponto de equilíbrio apresenta quanto você deve faturar a fim de equilibrar as suas contas. É a quantidade de receitas mínimas que uma empresa necessita para cobrir todos os seus custos e
despesas. É importante conhecê-lo para que se possa saber o quanto é necessário vender, no mínimo, não gerando nem lucro e nem prejuízo, para que a empresa não necessite de outras fontes de recursos para honrar seus
compromissos. Se o ponto de equilíbrio estiver muito distante, há algo de errado em sua capacidade produtiva, e você precisa tomar alguma atitude para mudá-la.

– Cobertura de juros: Métrica que mensura a competência da organização de pagar os juros contratuais, ou seja, cumprir as obrigações das dívidas sem gerar comprometimento no valor gerado em caixa. Com esse indicador, será
possível ter uma melhor ideia da influência dos juros e dívidas sobre seus negócios e traçar estratégias para diminuir o impacto sobre o seu caixa.

– Lucratividade: Os conceitos de lucro e lucratividade parecem iguais, mas representam ideias diferentes. O lucro está relacionado ao que você fatura além das despesas. Já a lucratividade mostra o percentual de rentabilidade
do negócio.

– Liquidez Corrente: É o valor monetário que uma empresa tem para receber a curto prazo, associado ao valor que precisa pagar no mesmo período de tempo. Ou seja, basicamente irá indicar as condições que a empresa possui
para cumprir suas obrigações em um curto prazo.

– ROIC – Retorno sobre o capital investido: Trata-se de um indicador financeiro que mede o retorno sobre o capital total investido. Em outras palavras: é a soma do capital próprio acrescido do capital de terceiros. Ele é
capaz de mostrar com bastante exatidão o desempenho financeiro de uma empresa.

É essencial para qualquer empreendedor conhecer todos os indicadores financeiros profundamente e saber interpretá-los corretamente. Assim, conhecerá melhor o seu negócio, suas fraquezas e pontos fortes para colocar em prática um planejamento estratégico adequado e realizar mudanças em busca de resultados cada vez melhores.

Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.