fbpx

Qual a diferença entre Fluxo de Caixa e DRE?

Demonstrativo de fluxo de caixa e demonstrativo de Resultados do exercício são documentos importantes para a gestão financeira de uma empresa, pois dão uma visão da saúde das finanças do negócio sob duas perspectivas. Com base neles, gestores poderão estabelecer qual direção sua empresa deve seguir para ter maiores chances de acerto.

Utilizar uma dessas ferramentas dará maiores detalhes sobre o volume de vendas, o lucro ou prejuízo obtido, as saídas e as entradas de recursos, entre outros itens.

 

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta usada para identificar o que está acontecendo na empresa naquele momento. Se uma conta é paga ou um determinado valor é recebido de um cliente, é necessário fazer um lançamento no fluxo de caixa, ou seja, deve-se registrar todas as entradas e saídas no momento em que foram pagos. Essa ferramenta ajuda o gestor a acompanhar o saldo da conta e entender as necessidades da empresa. O ponto negativo do fluxo de caixa é que ela é capaz de analisar apenas a situação do caixa e quanto ele tem em espécie em um determinado período.

O que é DRE?

O Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) ou regime de competência é uma ferramenta que faz o registro do evento no momento em que ele aconteceu. Diferentemente do fluxo de caixa, o regime de competência é uma ferramenta contábil, que colabora para a regularidade do negócio e mostra ao gestor se a empresa teve lucro ou prejuízo em determinado período. Fora isso, é possível verificar todas as contas que interferem no resultado do negócio, como vendas, impostos, custos e despesas.

Por exemplo, em uma empresa que venda a prazo para 30 dias, o DRE registra a venda no dia em que ela acontece e não no dia em que o pagamento é feito. Esta é uma ferramenta para conhecer a estrutura da empresa e fazer projeções de valores a pagar e a receber.

Quais são as principais diferenças entre Fluxo de Caixa e DRE?

A DRE gera informações relacionadas aos resultados da empresa, demonstrando se a mesma possui lucro e prejuízo em determinado período, pode apresentar prejuízo até de itens que não entrou no caixa da empresa. Já o fluxo de caixa, demonstra as entradas e saídas ocorridas, ou seja, registra apenas as movimentações financeiras.

Uma empresa que busca o melhor para sua saúde financeira deve utilizar tanto o fluxo de caixa quanto o demonstrativo de resultados do exercício, assim consegue ter uma visão bem mais profunda das finanças e conduzir melhor o negócio para atingir os resultados esperados.

Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.