fbpx

Qual a melhor saída para PME’s durante a crise?

Com a atual situação econômica e política provocada pela pandemia do coronavírus, muitos empresários e empreendedores começam a se questionar sobre como manter seus negócios ativos sem prejudicar seus resultados em curto e longo prazos. É preciso que as empresas repensem estratégias para desenvolver meios de superar as variáveis econômicas sem precisar agir por impulso e fechar suas portas.

Como aumentar as vendas e reduzir os custos no momento de crise:

Uso de Mídia Sociais: No momento em que o cliente se retraiu e está praticamente recluso em casa, é preciso usar ferramentas digitais para chegar até o público. Investir na atualização dos perfis da empresa nas principais mídias sociais, como Instagram e Facebook.

– Plataformas de vendas online: Se a sua empresa ainda não conta com ferramentas de venda online, esse é o momento de tomar essa atitude. Avalie quais plataformas disponíveis no mercado mais se adequa às necessidades da empresa. Também pode utilizar de vendas via WhatsApp, evitando gastos adicionais. Estude a possibilidade de entrega a domicílio, crie serviços que hoje você não oferece, mas que podem ser necessários durante a crise.

– Avalie seus custos: É fundamental conhecer profundamente os custos da empresa e avaliar quais são aqueles imprescindíveis para manter o negócio operando. Em um contexto de queda do faturamento, é preciso priorizar aqueles que são realmente fundamentais e cortar ou reduzir os demais.

– Negocie com seus fornecedores: Com a queda do faturamento, é necessário negociar com seus fornecedores um melhor prazo para cumprir seus compromissos. Essa negociação pode trazer o fôlego para manter em dia aqueles gastos e despesas que não podem ser adiados.

– Procure os bancos públicos: Os bancos estão anunciando linhas de crédito baratas e com meses de carência. Antecipe-se porque ele pode ser o que vai viabilizar a sobrevivência do negócio neste período de crise.

– Converse com seu contador: Peça orientação sobre redução da jornada de trabalho ou outras possibilidades de diminuir custos trabalhistas e com funcionários. E seja transparente com seus colaboradores que eventualmente forem atingidos pelas medidas que precise tomar.

Em tempos de crise, a eficiência da empresa é colocada à prova. As decisões precisam ser mais assertivas, talvez seja necessário colocar novos produtos no seu portfólio, apresentar novos serviços ao consumidor, enfim, isso varia para cada negócio. O importante é ter em mente que quanto mais cedo seu negócio estiver preparado para a nova realidade, melhor será o seu desempenho nesse período e provavelmente nos próximos meses também.

Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.