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O que torna uma empresa mais valiosa?

O Valuation é muito utilizado pelos investidores para basear suas transações relacionadas a investimentos como aquisição de ativos e financiamento, gerenciamento de portfólio de ações etc. Sendo essencial para os empreendedores que desejam atrair aplicações de capital em seus negócios. Além disso, o gestor deve cogitar desde o início de seu negócio aumentar esse valor, expandindo sua competitividade no mercado.

 

O que é Valuation?

Valuation é o termo em inglês para “Avaliação de Empresas”. É um método utilizado para estimar quanto vale uma empresa, determinar seu preço e a previsão de retorno do investimento em suas ações. O valuation é aplicado para determinar o valor exato de um ativo, sendo uma informação essencial em diversas situações em uma empresa.

A avaliação de valor de empresas e ativos é importante em diversas circunstâncias do mundo dos negócios. Entre elas:

  • Escolha de investimentos para uma carteira;
  • Decisão sobre o preço apropriado a pagar ou receber em uma aquisição ou fusão;
  • Realização de investimentos;
  • Liberação de financiamentos;
  • Distribuição de dividendos;
  • Abertura de capital de uma empresa — necessário para realizar a primeira oferta pública de ações, ou IPO (Initial Public Offering);
  • Adoção da gestão baseada em valor — que permite fazer projeções quanto a lucros e resultados futuros de uma organização;
  • Consultoria financeira;
  • Outras transações do mercado de capitais.

O que torna a empresa mais valiosa?

Receita recorrente: Esta receita são os recursos que a empresa pode contar no futuro. Com esse modelo de negócio o gestor consegue ter uma visão clara sobre os próximos meses da empresa, assim atingirá de forma mais fácil suas metas. Possíveis investidores e compradores valorizam essa visibilidade e previsibilidade financeira.

Base de clientes diversificada: O tamanho e a qualidade da base de clientes são fundamentais para o determinar o valor da empresa. Uma base diversificada diminui o impacto da perda de algum cliente. A fidelização e as taxas de retenção também ajudam a aumentar o valuation.

Vantagens competitivas: A vantagem competitiva é a razão para os clientes comprarem da empresa ao invés dos concorrentes da mesma. A empresa deve utilizar as vantagens competitivas para proteger os lucros, gerar retornos sólidos e aumentar sua participação no mercado.

Planejamento nos controles financeiros e processos: É necessário um controle financeiro confiável e relatórios de qualidade para determinar o real valor do negócio. Além disso, os processos operacionais precisam ser repetitivos e ensináveis já que permite gerenciar e treinar os funcionários, atender os clientes e expandir as atividades.

Fluxo de caixa sólido e saudável: Se utilizados, todos os tópicos anteriores devem refletir diretamente no fluxo de caixa. Um fluxo de caixa com crescimento recorrente dá maior perspectiva de crescimento e consequentemente aumenta o valor do negócio.

Como aumentar o valor da empresa?

  1. Faça o orçamento empresarial: Ao realizar o orçamento empresarial é possível organizar as informações do negócio, definir melhor as metas, tomar decisões baseadas em dados e profissionalizar a gestão.
  2. Use um ERP consistente: Somente com um EPR (Enterprise Resource Planning, em português, sistema de gestão integrado) de qualidade consegue gerenciar os dados da empresa e apresentar um cenário de suas potencialidades. Um EPR gerencia, em sua maioria, o faturamento, compras, RH, financeiro, estoque, fiscal, gestão de projetos e produção. Com isso, o gestor consegue obter dados certeiros sobre a empresa e usá-los para tomadas de decisão futuras.
  3. Invista em mais tecnologias: Utilizar softwares de automação e ferramentas que reduzam os custos e aumentem a capacidade de produção, assim é possível alocar melhor os investimentos. Com isso, o gestor consegue aumentar o valuation e o potencial do negócio.
  4. Faça uma revisão regular do cálculo do valor do negócio: Revisar o cálculo do valuation da empresa periodicamente permite ao gestor identificar os pontos fortes e fracos e assim pensar em estratégias para melhorá-los.
  5. Desenvolva novos produtos e serviços e aumente a base de clientes: Com novos produtos ou serviços, a empresa abrange um novo mercado, atinge novos públicos e outras necessidades. Para um negócio, aumentar a base de clientes potencializa o seu Valuation.
  6. Capacidade de gerar caixa: Gerar o caixa e mantê-lo organizado demonstra uma boa gestão e que o negócio dá lucro, ou seja, o valor da empresa aumenta. Saber quanto vale a empresa é necessário porque permite que a empresa se posicione estrategicamente diante de seus concorrentes e mercado. Além disso, todo gestor deve identificar com clareza o perfil do seu negócio e saber quanto o mesmo vale no mercado em que atua. Assim, consegue atrair novos investidores ou compradores.

Para saber mais sobre Valuation clique aqui.

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