fbpx

Valuation: o que é e como calcular

Todo empresário deve identificar com clareza o perfil do seu negócio e saber quanto o mesmo vale no mercado em que atua. Assim, consegue atrair novos investidores e melhorar seu posicionamento no mercado.

Todo empreendedora já deve ter se perguntado: quanto vale o meu negócio? Para auxiliar o gestor do negócio a estimar o valor da sua empresa é necessário utilizar o processo de valuation.

Mas afinal, o que é Valuation?

Valuation é o termo em inglês para “Avaliação de Empresas”. É um método utilizado para estimar quanto vale uma empresa, determinar seu preço e a previsão de retorno do investimento em suas ações. O valuation é aplicado para determinar o valor exato de um ativo, sendo uma informação essencial em diversas situações em uma empresa.

Os benefícios de fazer o valuation são diversos, como identificar as características que valorizam o negócio, entender os aspectos que fazem ele valer menos, compreender quanto pode ser investido, deduzir o crescimento do negócio ao longo dos anos e negociar de forma justa com societários.

A avaliação de valor de empresas e ativos é importante em diversas circunstâncias do mundo dos negócios. Entre elas:

  • Escolha de investimentos para uma carteira;
  • Decisão sobre o preço apropriado a pagar ou receber em uma aquisição ou fusão;
  • Realização de investimentos;
  • Liberação de financiamentos;
  • Distribuição de dividendos;
  • Abertura de capital de uma empresa — necessário para realizar a primeira oferta pública de ações, ou IPO (Initial Public Offering);
  • Adoção da gestão baseada em valor — que permite fazer projeções quanto a lucros e resultados futuros de uma organização;
  • Consultoria financeira;
  • Outras transações do mercado de capitais.

Como calcular o Valuation de um negócio?

O valuation de um negócio é resultado de uma análise do fluxo de caixa da empresa: se consegue gerar fluxo de caixa livre futuro, então o empreendimento tem valor. Solidez da marca, patente, imagem e posicionamento também agregam valor à empresa.

Primeiro, é necessário definir o volume de investimento que faz sentido, depois negociar a participação societária e, por fim, calcular o valuation da empresa a partir dos resultados obtidos nas etapas anteriores.

O cálculo do valuation deve ser feito pensando nos resultados de fluxo de caixa futuros.
Esse cálculo é feito em três principais etapas:

1. Calcular o valor aproximado de fluxo de caixa para os próximos anos;

2. Definir uma taxa de desconto identificando os riscos do investimento;

3. Somar os resultados aos valores presentes.

De certa forma, todo dono de negócio já fez algum tipo de avaliação, seja comparando com os outros empreendimentos, seja somando o valor dos bens que possui. Mas será essa a forma correta? É muito importante ter um método para calcular o valor de uma empresa, já que estabelecer uma cotação realista nem sempre é uma tarefa simples. Em um cenário de venda de uma empresa, uma avaliação com valor muito alto pode afastar interessados ao mesmo tempo que uma avaliação de valor muito baixo pode causar prejuízos.

Por isso, o recomendado é que o empreendedor tenha o auxílio de um profissional experiente e, para auxiliar o empreendedor, há diversas empresas especializadas no cálculo do valuation, como a RG Auditoria e Consultoria.

 

Saiba mais sobre Valuation clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida? Nossos Consultores podem te auxiliar com o que você precisar.